Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Livro discute impactos das nanotecnologias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2010

Livro discute impactos das nanotecnologias
O livro tem a amplitude e a profundidade necessárias para funcionar como uma ponte para balizar as discussões sobre os impactos da nanotecnologia.
[Imagem: Divulgação]

Nanotecnologias: Zênite ou Nadir?

Este é o título do novo livro do pesquisador Alexandre Quaresma, um trabalho de divulgação científica que pretende levar ao público uma discussão mais aprofundada sobre os impactos das nanotecnologias.

A ideia do livro veio depois de uma longa atuação do pesquisador na divulgação e na discussão dos impactos das nanotecnologias sobre a sociedade, o meio ambiente e a saúde humana.

Além de atuar junto à Renanosoma - Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente - Quaresma já escreveu e dirigiu quatro documentários sobre o tema.

"O material publicado em português sobre as nanotecnologias é muito escasso, e mais escasso ainda em linguagem acessível ao público leigo, que precisa ser informado sobre esse inaugurador, fascinante, disruptivo e complexo assunto que diz respeito diretamente à coletividade," diz Quaresma.

Ponte entre conhecimentos

Como uma obra de divulgação científica, o público-alvo do livro é amplo, não excluindo nem mesmo os cientistas especializados da área - mesmo estes têm a ganhar, uma vez que o trabalho do laboratório nem sempre vem acompanhado das ponderações dos outros agentes sociais sobre os resultados das pesquisas que se está empreendendo.

O livro tem a amplitude e a profundidade necessárias para funcionar como uma ponte para balizar as discussões sobre os impactos da nanotecnologia, inclusive no âmbito legislativo e normatizador, que quase sempre reúne em audiências públicas os totalmente especializados e os quase totalmente desconhecedores do tema.

Enquanto outros assuntos igualmente importantes, como as células-tronco, a biotecnologia e a biologia sintética, ganharam rapidamente a atenção da mídia e chegaram ao público, o mesmo não está se dando com as nanotecnologias, ou com as chamadas nanotecnociências.

O livro do professor Quaresma é um esforço inédito neste sentido.

Preocupações com a nanotecnologia

Mesmo entre os cientistas, já houve inúmeras manifestações de preocupação sobre o impacto dos produtos nanotecnológicos sobre a saúde humana, o meio ambiente e até mesmo sobre as relações sociais.

Veja algumas das reportagens publicadas aqui no Site Inovação Tecnológica sobre as preocupações com os impactos das nanotecnologias:

Veja mais sobre o trabalho da Renanosoma na reportagem Seminário internacional discutirá impactos da nanotecnologia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Nanomáquinas
  • Nanopartículas
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos