Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Maior onda da história é registrada no Oceano Atlântico

Com informações da BBC - 19/12/2016


Super-onda

A onda mais alta da história foi registrada por uma boia no Atlântico Norte.

Com 19 metros de altura, ela surgiu entre a Islândia e o Reino Unido, na costa das Ilhas Hébridas Exteriores, também conhecidas como Ilhas Ocidentais, situadas no noroeste da Escócia.

O fenômeno se formou depois da chegada de uma forte frente fria, com ventos de mais de 80 quilômetros por hora, no dia 4 de fevereiro de 2013.

É, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), um novo recorde para uma onda oceânica - o comitê de especialistas da OMM - que é um organismo das Nações Unidas - ratificou o novo recorde somente agora, quase quatro anos após o evento.

A marca anterior era de uma onda de 18,275 metros de altura registrada em dezembro de 2007, também no Atlântico Norte.

"É a primeira vez que se mede uma onda de 19 metros. Trata-se de um recorde notável," disse o subsecretário-geral da OMM, Zhang Wenjian.

Maior onda do mundo

Muito provavelmente, porém, esta não é a maior onda do mundo. Em 2002, um navio avistou uma onda de 29 metros no mesmo oceano, mas não houve medições ratificadas pela organização.

A altura de uma onda é medida da sua crista até a crista da que a sucede.

A boia que fez o registro é parte da rede de Estações Meteorológicas Marinhas Automáticas, do Escritório de Meteorologia do Reino Unido. Esse tipo de equipamento complementa as medições feitas por navios e satélites que monitoram as previsões meteorológicas em alto-mar.

Ondas gigantes

As ondas gigantes frequentemente ocorrem no Atlântico Norte, cujas águas se estendem da costa do Canadá ao sul da Islândia e ao oeste do Reino Unido.

De acordo com a OMM, no inverno a circulação dos ventos e os sistemas de baixa pressão atmosférica causam tempestades ou ciclones extratropicais.

O fenômeno contribui para o equilíbrio térmico das regiões equatoriais e das regiões polares.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Marítima
  • Satélites Artificiais
  • Robôs

Mais tópicos