Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Marcapasso temporário dissolve no corpo após o uso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/06/2021

Marcapasso temporário dissolve no corpo após o uso
Ilustração de como o marcapasso temporário será montado no coração.
[Imagem: Northwestern University/George Washington University]

Marcapasso temporário

Pesquisadores desenvolveram o primeiro marcapasso temporário, um dispositivo de estimulação cardíaca sem fio, sem bateria e totalmente implantável, que simplesmente desaparece no corpo quando não é mais necessário.

O dispositivo fino, leve e flexível pode ser usado em pacientes que precisam de estimulação temporária, após uma cirurgia cardíaca, ou enquanto esperam por um marca-passo permanente.

"Às vezes, os pacientes precisam de marca-passos apenas temporariamente, talvez após uma cirurgia cardíaca aberta, um ataque cardíaco ou uma overdose de drogas," explicou o cardiologista Rishi Arora, da Universidade Northwestern, nos EUA. "Depois que o coração do paciente estiver estabilizado, podemos remover o marca-passo. O padrão atual de cuidado envolve a inserção de um fio, que permanece no local por três a sete dias. Eles têm potencial para se infectar ou se desalojar."

O marcapasso temporário não precisa de bateria e nem de fios: A eletricidade necessária ao seu funcionamento é captada por uma antena usando a técnica de comunicação de campo próximo, a mesma usada para pagamentos eletrônicos por celular e nas etiquetas RFID de segurança coladas em produtos.

O dispositivo inteiro tem 250 micrômetros de espessura e pesa menos de meio grama. Macio e flexível, ele encapsula os eletrodos na superfície do coração para fornecer um pulso elétrico.

Marcapasso temporário dissolve no corpo após o uso
O dispositivo inteiro é "consumido" pelos biofluidos do corpo humano.
[Imagem: Yeon Sik Choi et al. - 10.1038/s41587-021-00948-x]

Dispensa de cirurgia adicional

Todos os componentes do marca-passos degradável são biocompatíveis, sendo naturalmente absorvidos pelos fluidos do corpo ao longo de cinco a sete semanas, sem a necessidade de extração cirúrgica.

"Qualquer hardware colocado dentro ou perto do coração cria riscos de infecção e outras complicações," destaca o professor John Rogers. "Nossos marcapassos transitórios sem fio superam as principais desvantagens dos dispositivos temporários tradicionais, eliminando a necessidade de eletrodos percutâneos, que exigem procedimentos de extração cirúrgica - oferecendo, assim, o potencial de redução de custos e melhores resultados no atendimento ao paciente. Este tipo incomum de dispositivo pode representar o futuro de tecnologia de estimulação temporária. "

A tecnologia de marcapassos transiente é derivada de uma outra pesquisa da mesma equipe, que havia construído um aparelho bioeletrônico para recuperar nervos que também se dissolve no corpo.

O marcapasso temporário está em estágio inicial de desenvolvimento e ainda não há previsão de testes em seres humanos.

Bibliografia:

Artigo: Fully implantable and bioresorbable cardiac pacemakers without leads or batteries
Autores: Yeon Sik Choi, Rose T. Yin, Anna Pfenniger, Jahyun Koo, Raudel Avila, K. Benjamin Lee, Sheena W. Chen, Geumbee Lee, Gang Li, Yun Qiao, Alejandro Murillo-Berlioz, Alexi Kiss, Shuling Han, Seung Min Lee, Chenhang Li, Zhaoqian Xie, Yu-Yu Chen, Amy Burrell, Beth Geist, Hyoyoung Jeong, Joohee Kim, Hong-Joon Yoon, Anthony Banks, Seung-Kyun Kang, Zheng Jenny Zhang, Chad R. Haney, Alan Varteres Sahakian, David Johnson, Tatiana Efimova, Yonggang Huang, Gregory D. Trachiotis, Bradley P. Knight, Rishi K. Arora, Igor R. Efimov, John A. Roger
Revista: Nature Biotechnology
DOI: 10.1038/s41587-021-00948-x
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Eletrônica Orgânica
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos