Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lançada interface acionada por gestos, tipo Minority Report

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2008

Médicos ganham interface à la Minority Report

[Imagem: Ben-Gurion University]

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveram uma interface de computador que é acionada à distância, sem nem mesmo tocar em uma tela. A interface é semelhante ao conceito sugerido no filme Minority Report, de Steven Spielberg.

Interface sem toque

Os médicos podem manipular as imagens digitais - fazendo-as girar e ampliando determinadas áreas ou selecionando novas imagens - apenas com gestos feitos no ar, sem necessidade de qualquer contato físico com o equipamento.

Telas sensíveis ao toque, teclados ou mouses não são adequados para uso em hospitais porque comprometem a esterilização e podem ser canais de disseminação de infecções. Sistemas como os utilizados no Wii também são inadequados pelo mesmo motivo.

Sistema de reconhecimento de gestos manuais

"Uma interface homem-máquina estéril é de suprema importância porque é um meio pelo qual o cirurgião controla as informações médicas, evitando a contaminação do paciente, da sala de cirurgia e dos outros cirurgiões," afirma o coordenador da pesquisa, Dr. Juan P. Wachs.

O sistema de reconhecimento de gestos manuais, batizado de Gestix, funciona em duas etapas: inicialmente a máquina reconhece o cirurgião, localiza e rastreia os gestos de suas mãos. Na segunda etapa, os cirurgiões devem aprender a fazer oito gestos de navegação definidos para manipular o sistema.

Existe também uma área neutra, permitindo que os médicos baixem as mãos sem que o sistema continua a rastreá-las.

Todo o sistema foi baseado em equipamentos disponíveis comercialmente, como um computador PC comum, uma câmera Canon VC-C4 e um sistema de captura de imagens digitais Matrox.

Bibliografia:

Artigo: A Gesture-based Tool for Sterile Browsing of Radiology Images
Autores: Juan P. Wachs, Helman I. Stern, Yael Edan, Michael Gillam, Jon Handler, Craig Feied, Mark Smith
Revista: Journal of the American Medical Informatics Association
Data: June 2008
Vol.: 15: 321-323
DOI: 10.1197/jamia.M241






Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores

Mais tópicos