Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Um microscópio científico que você mesmo pode construir

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/12/2020

Microscópio científico de código livre: Faça você mesmo
Fácil de construir e barato, o microscópio faça-você-mesmo rivaliza em resolução com aparelhos científicos.
[Imagem: Benedict Diederich et al. - 10.1038/s41467-020-19447-9]

Microscópio de código aberto

Pesquisadores do Instituto Leibniz de Tecnologia Fotônica e da Universidade Jena, na Alemanha, desenvolveram uma plataforma óptica que serve como caixa de ferramentas para construir microscópios de alta resolução, comparáveis aos microscópios comerciais que custam até mil vezes mais.

O microscópio modular foi batizado de UC2, um termo cibernético para a expressão em inglês "Você também vê" (You See Too).

Com componentes feitos por impressora 3D e a câmera de um celular, o sistema pode ser combinado da maneira que a pergunta de pesquisa exigir - desde a observação de longo prazo de organismos vivos na incubadora até uma caixa de ferramentas para aulas de óptica.

O bloco de construção básico do sistema UC2 é um cubo simples com uma aresta de 5 centímetros, que pode receber uma variedade de componentes, como lentes, LEDs ou câmeras.

Vários desses cubos são conectados a uma placa magnética comum. Organizados de forma inteligente, os módulos resultam em um poderoso instrumento óptico - trata-se de um conceito óptico segundo o qual os planos focais das lentes adjacentes coincidem, o que é a base para a maioria das configurações ópticas complexas, como os microscópios modernos.

Microscópio científico de código livre: Faça você mesmo
O projeto permite adaptações e melhorias para atender a cada necessidade.
[Imagem: UC2]

Uso pessoal e profissional

Embora seja voltado para o público faça você mesmo e para estudantes em geral, a equipe desenvolveu o sistema tendo em vista também aplicações sérias, em pesquisas científicas e médicas, por exemplo.

"Microscópios comerciais que podem ser usados para examinar patógenos por um longo período de tempo custam centenas ou milhares de vezes mais do que nossa configuração UC2," disse o pesquisador Benedict Diederich. "Você dificilmente pode colocá-los em um laboratório contaminado, do qual não será possível removê-los porque não podem ser limpos facilmente".

Já o microscópio UC2 é feito de plástico, podendo ser facilmente queimado ou reciclado após seu uso em um laboratório de segurança biológica.

A equipe disponibilizou os planos de construção e o software no repositório online de acesso gratuito GitHub, para que a comunidade de código aberto em todo o mundo possa acessar, construir, reconstruir, modificar e expandir o sistema. O endereço é http://github.com/bionanoimaging/UC2-GIT.

Bibliografia:

Artigo: A versatile and customizable low-cost 3D-printed open standard for microscopic imaging
Autores: Benedict Diederich, René Lachmann, Swen Carlstedt, Barbora Marsikova, Haoran Wang, Xavier Uwurukundo, Alexander S. Mosig, Rainer Heintzmann
Revista: Nature Communications
Vol.: 11, Article number: 5979
DOI: 10.1038/s41467-020-19447-9
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Microscópios
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Impressão 3D
  • Fotônica

Mais tópicos