Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Microveículo sem motor é o menor veículo voador já construído pelo homem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/09/2021

Microveículo sem motor é o menor veículo voador já construído pelo homem
Comparação das dimensões do microveículo voador com uma formiga.
[Imagem: Northwestern University]

Microveículo voador sem motor

Engenheiros da Universidade Northwestern, nos EUA, afirmam ter construído o menor veículo voador já criado pelo homem.

Mais ou menos do tamanho de um grão de areia, o veículo nem mesmo tem um motor, voando com base no vento, como diversas sementes que se movem por longas distâncias, levadas pelo vento em movimentos espirais.

Mas não é uma mera cópia da natureza: A equipe afirma ter otimizado a aerodinâmica do seu microveículo voador para garantir que ele caia em uma velocidade mais baixa do que as sementes e de maneira controlada.

Essas modificações estabilizam seu voo, garantindo um alcance maior e aumentando o tempo de interação com o ar, tornando-o um potencial auxiliar para monitorar poluição atmosférica e doenças transmitidas pelo ar.

"Nosso objetivo era adicionar o voo alado a sistemas eletrônicos de pequena escala, com a ideia de que esses recursos podem permitir distribuir dispositivos eletrônicos miniaturizados altamente funcionais para sensoriar o ambiente para monitoramento de contaminação, vigilância populacional ou rastreamento de doenças," disse o professor John Rogers.

A parte eletrônica desses chips voadores inclui sensores, um nanogerador para capturar eletricidade do ambiente, memória e uma antena, que pode transmitir os dados coletados pelos sensores para um computador remoto.

Microveículo sem motor é o menor veículo voador já construído pelo homem
O microveículo voador é na verdade um chip com asas.
[Imagem: Northwestern University]

Veículo voador inspirado em sementes

O veículo voador nada mais é do que um chip microeletrônico, com circuitos e tudo, recortado em uma formato aerodinâmico inspirado nas sementes de uma árvore do gênero Tristellateia, que tem sementes com pequenas asas que a fazem cair em um movimento giratório.

Com base em simulações computadorizadas, para otimizar formatos e ângulos das asas, a equipe projetou e construiu vários tipos diferentes de microvoadores, incluindo um com três asas, que ficou muito semelhante às das sementes da tristelateia.

O processo de fabricação lembra aqueles livros infantis com estruturas tridimensionais que se desdobram quando o livro é aberto: Os precursores são estruturas geométricas planas, que são a seguir coladas sobre uma borracha esticada. Quando o substrato esticado é relaxado, ocorre um processo de flambagem que faz com que as asas "saltem" em formas tridimensionais precisamente definidas.

"Esta estratégia de construir estruturas 3D a partir de precursores 2D é poderosa porque todos os dispositivos semicondutores existentes são construídos em layouts planos," disse Rogers. "Podemos, assim, explorar os materiais e métodos de fabricação mais avançados usados pela indústria de eletrônicos de consumo para fazer projetos totalmente padronizados, planos e semelhantes a chips. Em seguida, apenas os transformamos em formas voadoras 3D por princípios que são semelhantes aos de um livro pop-up."

O pesquisador vislumbra que um grande número desses microveículos voadores poderiam ser lançados de um avião ou edifício e amplamente dispersos para monitorar os esforços de remediação ambiental após um derramamento químico ou para rastrear os níveis de poluição do ar em várias altitudes.

Bibliografia:

Artigo: Three-dimensional electronic microfliers inspired by wind-dispersed seeds
Autores: Bong Hoon Kim, Kan Li, Jin-Tae Kim, Yoonseok Park, Hokyung Jang, Xueju Wang, Zhaoqian Xie, Sang Min Won, Hong-Joon Yoon, Geumbee Lee, Woo Jin Jang, Kun Hyuck Lee, Ted S. Chung, Yei Hwan Jung, Seung Yun Heo, Yechan Lee, Juyun Kim, Tengfei Cai, Yeonha Kim, Poom Prasopsukh, Yongjoon Yu, Xinge Yu, Raudel Avila, Haiwen Luan, Honglie Song, Feng Zhu, Ying Zhao, Lin Chen, Seung Ho Han, Jiwoong Kim, Soong Ju Oh, Heon Lee, Chi Hwan Lee, Yonggang Huang, Leonardo P. Chamorro, Yihui Zhang, John A. Rogers
Revista: Nature
DOI: 10.1038/s41586-021-03847-y
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Robôs
  • Veículos
  • Veículos Híbridos e Elétricos

Mais tópicos