Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Modelo de modernos transistores de potência permitirá economia de energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2008

Modelo de modernos transistores de potência permitirá economia de energia

[Imagem: Robuspic Project]

Engenheiros europeus elaboraram o primeiro modelo de dois tipos de transistores de potência largamente utilizados pela indústria, o que permitirá que eles passem a ser fabricados de forma mais eficiente, consumam menos energia e utilizando menos material.

Transistores de potência

Transistores de potência são utilizados para controlar grandes cargas elétricas em praticamente todos os tipos de circuitos e são cada vez mais utilizados nos automóveis mais modernos, nos circuitos que controlam a direção elétrica, ar-condicionado e todo o aparato que cada vez mais é acionado de forma elétrica e controlado eletronicamente.

Esses componentes eletrônicos pesos pesados funcionam como uma espécie de válvula, inibindo ou permitindo que a corrente elétrica chegue até os circuitos ou os motores, por exemplo.

DMOS e LIBGT

Até agora, contudo, não se conhecia com rigor o funcionamento de dois tipos desses transistores, o DMOS ("Double-diffused Metal Oxide Semiconductor") e o LIGBT ("lateral-insulated gate bipolar transistor").

Na falta de modelos adequados, a indústria vem fabricando componentes desses dois tipos que apresentam um consumo de energia maior do que seria necessário, além de gastar em excesso as caríssimas matérias-primas com que são feitos os transistores.

Aplicações automotivas

Não é que não existissem modelos desses transistores, uma vez que o modelo de um funcionamento de um componente é essencial para sua fabricação. Acontece que os modelos existentes somente previam o funcionamento dos transistores em temperatura ambiente. Uma situação muito diferente do que ocorre sob o capô de um automóvel.

O que os engenheiros do projeto Robuspic fizeram foi criar um modelo que mostra como o transistor funciona à medida que a temperatura varia e também quando seu funcionamento é levado ao extremo, com o aumentando de sua velocidade de chaveamento.

Economia de energia

De posse dos novos modelos, a indústria poderá calcular melhor a tolerância de cada transístor a variações de temperatura, conseguindo fabricar componentes otimizados para cada aplicação.

"Esta modelagem permitirá que os projetistas construam seus motores e suas fontes de alimentação com muito maior eficiência, evitando assim o desperdício de energia elétrica," afirma o coordenador do projeto Edgard Laes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Microeletrônica

Mais tópicos