Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Rumo aos nanoprocessadores 3D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/11/2016

Rumo aos nanoprocessadores 3D
Estrutura das sinapses artificiais empilhadas que serão usados nos nanoprocessadores 3D.
[Imagem: Gina Adam/UCSB]

Processador 3D

Uma equipe da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara desenvolveu o protótipo de um circuito base para a construção de um processador em nanoescala totalmente funcional.

O conceito envolve um circuito tridimensional, operando com base no quarto componente fundamental da eletrônica - o memoristor (ou memristor) - e de altíssima densidade, com o processador completo podendo ser empacotado em um cubo de 50 nanômetros de aresta.

"Em um computador normal, o processamento de dados e o armazenamento da memória são separados, o que retarda o processamento. O processamento dos dados diretamente dentro de uma estrutura de memória tridimensional permitirá que mais dados sejam armazenados e processados muito mais rapidamente," explicou Gina Adam, idealizadora do processador 3D.

Nanoprocessador 3D

Há um esforço em larga escala para o desenvolvimento desses nanoprocessadores 3D, contando, por exemplo, com o entusiasmo de um prêmio oferecido pelo Instituto Foresight para a construção de um processador simples de 8 bits dentro de uma estrutura de 50 x 50 x 50 nanômetros. A equipe de Santa Bárbara ainda não fez o trabalho completo, mas deu um passo importante para isso.

"Nossa contribuição é que melhoramos as características específicas dessa lógica e a projetamos para que ela pudesse ser construída em três dimensões", afirmou o professor Dmitri Strukov.

A chave para este desenvolvimento foi o uso de uma estratégia conhecida como "lógica de implicação material" e sua implementação com os memoristores. Um memoristor é um componente eletrônico cuja resistência elétrica depende das cargas e da direção dessas cargas que passaram pelo componente anteriormente, o que equivale a uma memória nativa do componente - por isso ele é também conhecido como sinapse artificial.

Lógica e memória juntos

Ao contrário da lógica convencional de computação, como a existente em nossos computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos, nesta nova forma de computação a operação lógica e o armazenamento de informações acontecem simultaneamente e localmente. Isto reduz muito a necessidade de componentes e de espaço normalmente utilizados para realizar operações lógicas e para mover dados entre os pontos de processamento (CPU) e armazenamento (memória).

O resultado do cálculo é imediatamente armazenado em uma célula de memória, o que impede a perda de dados no caso de falta de energia - uma função crítica nos sistemas autônomos, como na robótica e na Internet das Coisas.

"Como esta tecnologia ainda é nova, será necessário mais investigações para aumentar sua confiabilidade e sua vida útil, e demonstrar circuitos tridimensionais em grande escala densamente empacotados em dezenas ou centenas de camadas," disse Gina Adam.

Bibliografia:

Artigo: Optimized stateful material implication logic for threedimensional data manipulation
Autores: Gina C. Adam, Brian D. Hoskins, Mirko Prezioso, Dmitri B. Strukov
Revista: Nano Research
DOI: 10.1007/s12274-016-1260-1
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Miniaturização
  • Inteligência Artificial
  • Semicondutores

Mais tópicos