Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA vai construir rede de rádio-telescópios no lado escuro da Lua

Baseado em artigo de David Chandler - 27/02/2008

NASA vai construir rede de rádio-telescópios no lado escuro da Lua
A física Jacqueline Hewitt junto com um protótipo dos rádio-telescópios que serão instalados no lado escuro da Lua.
[Imagem: Donna Coveney - MIT]

A NASA selecionou uma proposta de uma equipe de cientistas do MIT para desenvolver o projeto de um conjunto de rádio-telescópios a ser instalado no lado escuro da Lua, que poderá sondar a formação inicial das estruturas básicas do universo.

Eras da Escuridão

O novos telescópios deverão explorar um dos campos menos conhecidos da astronomia, chamado de "Eras da Escuridão", os primeiros tempos do nosso universo, quando estrelas, aglomerados de estrelas e galáxias estavam se formando.

Este período, com cerca de um bilhão de anos de duração, começou logo após o Big Bang e coincidiu com o tempo em que a radiação cósmica de fundo preenchia todo o espaço. Compreender essa era é considerado essencial para preencher um hiato que existe em nosso entendimento de como as primeiras estruturas do universo se formaram.

Rádio-telescópios lunares

O projeto LARC ("Lunar Array for Radio Cosmology") será chefiado pela Dra. Jacqueline Hewitt e contará com vários outros cientistas do MIT e de outras instituições.

Serão centenas de pequenos módulos capazes de capturar emissões de rádio de freqüências muito baixas. O conjunto completo de rádio-telescópios deverá cobrir uma área da superfíce da Lua de até dois quilômetros quadrados. Os módulos serão montados por veículos robóticos, sem a necessidade da presença de astronautas.

Blindado contra interferências

É impossível observar as Eras da Escuridão aqui da Terra, devido à grande quantidade de interferências sofridas por estas ondas de rádio. A principal fonte dessas interferências é natural, a ionosfera terrestre, uma camada de gás eletricamente carregada no topo da nossa atmosfera. Mas as transmissões de rádio de televisão também interferem e muito.

O único lugar totalmente blindado de todas essas interferências é o lado escuro da Lua, que nunca se volta para a Terra e é, portanto, imune às transmissões de rádio terrestres.

A rede de rádio-telescópios lunares deverá começar a ser construída a partir de 2025 e deverá custar US$1 bilhão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes

Mais tópicos