Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

NASA vai tentar libertar robô atolado em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/11/2009

NASA vai tentar libertar robô atolado em Marte
Engenheiros da NASA planejaram os movimentos em simuladores que replicam as condições do atolamento do robô Spirit.
[Imagem: NASA]

Na próxima segunda-feira, dia 09/11, a NASA vai começar a transmitir comandos para o robô Spirit, que está atolado nas areias de Marte desde o dia 23 de Abril.

Será a hora da verdade para a equipe de controle, depois de meses de simulações com réplicas do robô colocados em caixas de areia que simulam as condições de Marte.

Preso pelo umbigo

O robô Spirit está imobilizado por uma rocha "que o prendeu pelo umbigo" - ao andar por uma região de areia muita fofa, suas rodas afundaram mais do que o previsto, fazendo-o enganchar-se em uma pequena saliência rochosa pontuda, que o mantém preso desde então.

Os comandos iniciais para que ele revertesse o movimento não apenas não funcionaram como pioraram a situação, fazendo suas rodas afundarem ainda mais.

NASA vai tentar libertar robô atolado em Marte
Imagem captada pela câmera do próprio robô Spirit, mostrando a rocha que o mantém preso pelo umbigo.
[Imagem: NASA]

O robô andava de marcha-a-ré desde que sua roda dianteira direita deixou de funcionar, provavelmente pelo desgaste natural.

Tanto o Spirit quanto seu irmão gêmeo, Opportunity - que continua funcionando - pousaram em Marte em Janeiro de 2004, em uma missão planejada para durar 90 dias - eles já trabalharam por quase seis anos.

Libertar o espírito

"Será um processo longo, e há uma grande probabilidade de que as tentativas para libertar o Spirit não tenham sucesso," afirmou Doug McCuistion, que está coordenando a campanha batizada de "Free Spirit."

O robô tem seis rodas, mas como uma delas já não funciona, os primeiros comandos farão com que as cinco rodas restantes girem seis vezes. Os engenheiros preveem que elas irão deslizar, o que deverá gerar um movimento mínimo para a frente.

Na terça-feira os engenheiros já terão os resultados desse primeiro movimento. Esses resultados serão avaliados para preparação do segundo movimento. O trabalho consistirá principalmente na comparação do progresso alcançado com os dados das simulações feitas com a réplica em laboratório, verificando se os próximos movimentos programados têm chances de sucesso.

O trabalho deverá continuar até o início de 2010, a menos que aconteça uma surpresa agradável, com o Spirit libertando-se antes do previsto. Se não der certo, sua "morte" poderá ser decretada no dia do seu aniversário de seis anos em Marte.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Marte
  • Universo e Cosmologia
  • Robôs

Mais tópicos