Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Nascem primeiras plantas na Lua

Com informações da BBC - 16/01/2019

Nascem primeiras plantas na Lua
Semente de algodão brotando embaixo de uma camada protetora da minibiosfera lunar. Outras imagens mais claras veiculadas pela internet são na verdade da cópia do experimento, mantido aqui na Terra pela agência chinesa.
[Imagem: CLEP/CNSA]

Plantas na Lua

As sementes levadas para a Lua pela missão chinesa Chang'e-4 germinaram, informou a CNSA, agência espacial chinesa.

Tanto quanto se sabe, é a primeira vez que qualquer material biológico tenha crescido na Lua, o que é um marco importante para a exploração espacial de longa duração.

Já foram cultivadas plantas na Estação Espacial Internacional antes, mas nunca na Lua.

A capacidade de plantar será fundamental para missões espaciais de longa duração, como uma viagem a Marte, que levaria cerca de dois anos e meio.

Isso significa que os astronautas poderiam colher seus próprios alimentos no espaço, reduzindo a necessidade de voltar à Terra para se reabastecer.

A Chang'e 4 é a primeira missão a pousar e explorar o lado oculto da Lua, aquele que não pode ser visto do nosso planeta. Como a rotação da Lua é sincronizada com seu movimento de translação ao redor da Terra, esse lado oculto está sempre posicionado de costas para nosso planeta.

Plantas no espaço

A sonda chinesa levou a bordo sementes de algodão e batata e leveduras, além de ovos de mosca-das-frutas. As primeiras a brotar foram as sementes de algodão.

O algodão poderia eventualmente ser usado para roupas, enquanto as batatas podem ser uma fonte de alimento para os astronautas.

As plantas estão em um recipiente lacrado a bordo da sonda. As culturas vão tentar formar uma "minibiosfera" - um ambiente artificial e autossustentável.

As sementes viajaram dormentes, por meio de tecnologia biológica, durante a jornada de 20 dias da Terra à Lua. Elas só começaram a crescer quando o centro de controle da missão enviou um comando para a sonda regar as sementes.

"Nós levamos em consideração a sobrevivência futura no espaço. Aprender sobre o crescimento dessas plantas em um ambiente de baixa gravidade nos permitiria estabelecer as bases para a futura criação de uma base espacial," disse Xie Gengxin, responsável pelo experimento, citado pelo jornal South China Morning Post.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Biotecnologia
  • Sondas Espaciais
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos