Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Navios poluidores podem ser proibidos de navegar em regiões costeiras

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2009

Navios poluidores podem ser proibidos de navegar em regiões costeiras
Os navios não são mais movidos a vapor, mas continuam sendo o tipo de veículo mais poluidor na atualidade.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Emitam menos poluição ou fiquem longe daqui. Esta foi a mensagem enviada por funcionários do governo dos Estados Unidos a todos os navios que navegam na região costeira do país.

Poluição dos navios

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) norte-americana planeja estabelecer um regime de controle de emissão de poluentes pelos navios dentro de quatro anos. Uma pesquisa recente mostrou que os navios emitem poluição equivalente à metade da frota mundial de carros.

A regulamentação deverá atingir não apenas os navios que aportam, mas a todos aqueles que navegam no limite de 370 quilômetros da costa do país. A EPA estima que mesmo os navios norte-americanos precisem cortar as emissões de enxofre em 98% para se adequar às normas.

Para isso, os navios terão que passar a consumir combustível mais limpo ou instalar filtros e catalisadores que capturem a poluição emitida.

Do mar para a terra

O maior impacto da poluição emitida pelos navios recai sobre a população que vive nas zonas costeiras. Isso porque 70% do tráfego marítimo se dá dentro da zona de até 400 km das regiões costeiras ao redor do mundo.

Outra pesquisa, concluída recentemente na Universidade de Oslo, na Noruega, dá conta de que os navios são responsáveis pelo aumento da chuva ácida em terra e geram mais de 25% do ozônio ao nível do solo em várias regiões costeiras.






Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Veículos
  • Catalisadores

Mais tópicos