Espaço

Nova falha no Hubble adia missão de reparos do telescópio espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/09/2008

Nova falha no Hubble adia missão de reparos do telescópio espacial

[Imagem: NASA]

A NASA decidiu adiar a missão de reparos do telescópio espacial Hubble depois que foi detectada uma nova falha que está impedindo que as imagens capturadas sejam transmitidas para a Terra.

Missão ao Hubble é adiada

O adiamento é necessário para que os engenheiros analisem a causa da nova falha, encontrem a solução para corrigi-la, providenciem os materiais de reparo e treinem os astronautas para a instalação das novas peças.

A previsão, anteriormente prevista para ser lançada no dia 14 de Outubro, não deverá acontecer antes de Fevereiro de 2009.

Formatador de Dados Científicos

A nova falha ocorreu na unidade de controle central do Hubble, um módulo conhecido como Formatador de Dados Científicos e foi detectada pelos cientistas da missão no Sábado, dia 27. Eles fizeram uma tentativa de resetar o formatador e baixar uma imagem dos dados da memória do computador no momento da falha - um procedimento conhecido como memory dump - mas não tiveram êxito.

Testes adicionais comprovaram que o lado A do equipamento não suporta mais a transmissão de dados científicos para as antenas no solo e deverá ser substituído.

Plano B

Agora os cientistas vão fazer o roteamento para o equipamento reserva (o lado B) de forma que o Hubble volte a funcionar normalmente.

A transição para o módulo reserva, contudo, é complicado, e exigirá que cinco outros módulos utilizados no gerenciamento dos dados também sejam roteados para suas respectivas cópias. A última vez que esses equipamentos de reserva foram acionados foi em 1990, antes do lançamento do Hubble.