Nanotecnologia

Nova técnica mede tempo em bilionésimos de bilionésimo de segundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/01/2023

Nova técnica permite medir tempos em bilionésimos de bilionésimo de segundo
A equipe construiu um novo tipo de equipamento de medição do tempo, chamado interferômetro de fase Gouy.
[Imagem: Griffith University]

Quando o tempo é curto demais

Com que velocidade os elétrons dentro de uma molécula se movem? É rápido, levando apenas alguns attossegundos para que um elétron pule de um átomo para outro.

Como 1 attossegundo equivale a 10-18 segundo, pisque e você perdeu o salto milhões de bilhões de vezes - 1 attossegundo está para 1 segundo assim como 1 segundo está para a idade do Universo.

Não por acaso, medir esses processos ultrarrápidos é uma tarefa desafiadora, mas uma tarefa essencial para compreender fenômenos tão importantes quanto a fotossíntese, as reações químicas, o funcionamento dos transistores mais rápidos, as células solares e muitos etecéteras.

É por isso que inúmeras equipes ao redor do mundo continuam trabalhando nisso.

Zeptossegundos

O resultado mais recente acaba de ser anunciado por uma equipe australiana, que desenvolveu uma nova técnica interferométrica capaz de medir tempos com resolução de zeptossegundos, ou 10-21 segundo - o recorde de menor tempo já medido está na faixa dos zeptossegundos.

Eles usaram essa técnica para medir a diferença de tempo entre pulsos de luz ultravioleta extrema emitidos por dois isótopos diferentes de moléculas de hidrogênio - H2 e D2 - interagindo com pulsos de laser infravermelho.

O retardo é de menos de três attossegundos e é causado por movimentos ligeiramente diferentes dos núcleos mais leves e mais pesados dos dois isótopos.

"Essa resolução de tempo sem precedentes é alcançada por meio de uma medição interferométrica - sobrepondo as ondas de luz atrasadas e medindo seu brilho combinado," contou a pesquisadora Mumta Mustary, da Universidade Griffith.

Nova técnica permite medir tempos em bilionésimos de bilionésimo de segundo
Esquema do processo de medião realizado pelo novo equipamento.

Medição interferométrica

As ondas de luz cujo retardo foi mensurado foram geradas por moléculas expostas a intensos pulsos de laser, um processo chamado geração de alto harmônico (GAH).

A GAH ocorre quando um elétron é removido de uma molécula por um forte pulso de laser, é acelerado pelo mesmo pulso e então se recombina com o íon, liberando a energia que havia recebido inicialmente na forma de radiação ultravioleta extrema (XUV). Tanto a intensidade quanto a fase dessa radiação emitida são sensíveis à exata dinâmica das funções de onda dos elétrons envolvidos no processo - todos os átomos e moléculas emitem radiação GAH de maneira diferente.

Embora seja relativamente simples medir a intensidade espectral da GAH - um simples espectrômetro de grade pode fazer isso - medir a fase de GAH é uma tarefa muito mais difícil. Mas vale a pena porque a fase contém as informações mais relevantes sobre a temporização das várias etapas do processo de emissão.

Para medir esta fase, é comum realizar uma medição interferométrica, na qual duas réplicas da onda com retardo finamente controlado são forçadas a se sobrepor (ou interferir) uma na outra. Elas podem interferir de modo construtivo ou destrutivo, dependendo do retardo e da diferença de fase relativa entre elas.

Essa medição é realizada por um aparelho chamado interferômetro. Mas é muito difícil construir um interferômetro para luz XUV, em particular para produzir e manter um retardo estável, conhecido e ajustável entre dois pulsos XUV.

Nova técnica permite medir tempos em bilionésimos de bilionésimo de segundo
Esquema do interferômetro de fase Gouy.

Fase de Gouy

Mumta Mustary e seus colegas resolveram esse problema tirando vantagem de um fenômeno conhecido como fase Gouy, quando a fase de uma onda de luz é deslocada de uma certa maneira ao passar por um foco - o nome é uma homenagem ao físico francês Louis Georges Gouy (1854-1926).

Para seus experimentos, os pesquisadores usaram dois isótopos de hidrogênio molecular, que é a molécula mais simples da natureza. Os isótopos, conhecidos como hidrogênio leve (H2) e hidrogênio pesado (D2), diferem apenas na massa dos núcleos - prótons no H2 e deutérios no D2. Todo o resto, incluindo a estrutura eletrônica e as energias, são idênticos.

Devido à sua maior massa, os núcleos de D2 movem-se ligeiramente mais devagar do que os de H2. Como os movimentos nucleares e eletrônicos nas moléculas ficam acoplados, o movimento nuclear afeta a dinâmica das funções de onda dos elétrons durante o processo GAH (geração de alto harmônico), resultando em uma pequena mudança de fase entre os dois isótopos (δ φ H2 - D2).

Essa mudança de fase é equivalente a um retardo de tempo Δt = Δ φ H2 - D2 / ω, onde ω (ômega) é a frequência da onda XUV. Os cientistas mediram esse retardo de tempo de emissão para todos os harmônicos observados no espectro GAH, e constataram que ele é quase constante e ligeiramente abaixo de 3 attossegundos.

Artigo: Attosecond Delays of High-Harmonic Emissions from Hydrogen Isotopes Measured by XUV Interferometer