Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Novo tipo de luz: Material responsivo emite luz branca

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2017

Novo tipo de luz: Material responsivo emite luz branca
Surpreendentemente, o conjunto de nanoanel, hidrocarboneto e iodo emite luz branca.
[Imagem: ITbM/Nagoya University]

Materiais responsivos

Cientistas japoneses desenvolveram uma maneira nova e incrivelmente simples de criar materiais sensíveis a estímulos e emissores de luz.

Materiais sensíveis a estímulos alteram suas próprias propriedades em resposta a estímulos externos, como foto-irradiação, calor, pressão e eletricidade.

Este recurso pode ser controlado para uma ampla gama de usos, como em discos ópticos, memórias e telas de computadores, bem como músculos artificiais e sistemas de entrega de medicamentos.

Os pesquisadores têm trabalhado para desenvolver novos materiais responsivos aos estímulos de forma previsível, mas é extremamente difícil projetar e controlar os complexos arranjos moleculares dos materiais.

O novo material é uma mistura de nanoanéis de carbono e iodo, que se mostrou capaz de conduzir eletricidade e emitir luz branca quando exposto à eletricidade.

E sua síntese é notavelmente simples - os pesquisadores simplesmente misturaram os nanoanéis de carbono e o iodo e deixaram a mistura secar.

Emissão de luz branca

A técnica, batizada de "hospedeiro poroso responsivo", parte de uma molécula que resulta em uma estrutura porosa e liga a ela uma molécula "convidada" que é susceptível de reagir a estímulos externos. Nesse caso, a equipe descobriu que a [10]cicloparafenileno ([10]CPP), uma molécula de hidrocarboneto composta por 10 anéis de benzeno para-conectados, torna-se um hospedeiro ideal quando combinada com iodo.

O iodo colocou-se dentro dos anéis de carbono porosos, onde passou a reagir à estimulação elétrica. E ele não apenas conduziu eletricidade, como também emitiu uma luz branca, o que é muito inesperado - normalmente, muitos outros componentes são necessários para obter a luz branca.

A equipe afirma que isso demonstra o potencial do novo material para sistemas de iluminação de próxima geração.

"Esperamos que esta abordagem do 'hospedeiro poroso responsivo' seja aplicável a diferentes estímulos, como a foto-irradiação, a aplicação de calor e a mudança de pH, e abra caminho para uma estratégia genérica para o desenvolvimento de materiais sensíveis ao estímulo de forma controlável e previsível," disse o professor Hirotoshi Sakamoto, da Universidade de Nagoya, no Japão.

Bibliografia:

Artigo: Electrically-Activated Conductivity and White Light Emission of a Hydrocarbon Nanoring-Iodine Assembly
Autores: Noriaki Ozaki, Hirotoshi Sakamoto, Taishi Nishihara, Toshihiko Fujimori, Yuh Hijikata, Ryuto Kimura, Stephan Irle, Kenichiro Itami
Revista: Angewandte Chemie International Edition
DOI: 10.1002/anie.201703648
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Eletrônica Orgânica
  • Nanomáquinas
  • Raios Laser

Mais tópicos