Plantão

Observação astronômica via internet está aberta para escolas

Observação astronômica via internet está aberta para escolas
[Imagem: Inpe]

Astronomia pela Internet

O Miniobservatório Astronômico da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) abriu inscrição para as instituições de ensino interessadas em realizar sessões de observação astronômica remota no segundo semestre do ano.

Numa sessão remota, estudantes de qualquer nível e cidade podem visualizar o céu noturno a partir de suas próprias escolas, pela Internet, como se estivessem diante do telescópio localizado no observatório do Instituto, que fica em São José dos Campos (SP). Um sistema computacional possibilita o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais dos astros, entre outras tarefas. Não é necessário conhecimento avançado de Informática ou Astronomia para participar.

Telescópios na Escola

As observações astronômicas remotas promovidas pelo Inpe integram o projeto educacional Telescópios na Escola (TnE), de caráter multi-institucional coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). As imagens celestes capturadas numa observação remota podem ser utilizadas a posteriori em sala de aula com o intuito de fixar conceitos em Matemática, Física e Astronomia de um modo participativo e bastante lúdico.

Nesse sentido, estudantes e professores são incentivados a executar projetos observacionais simples, como fazer um passeio pelo céu, capturando, por exemplo, imagens de planetas e aglomerados de estrelas a fim de medir suas dimensões físicas.

Sessões remotas

Em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia (AIA), esta temporada no Miniobservatório oferece novidades, tais como a realização de sessões remotas às terças e quintas-feiras acompanhadas sempre por um pesquisador em Astrofísica, o apontamento dos astros usando uma interface computacional própria de céu virtual, o uso de filtros astronômicos na aquisição das imagens, e a execução de projetos observacionais simples, como acompanhar o movimento aparente de um asteroide em tempo real.

Em julho e agosto, o Inpe promove sessões remotas especiais para o público em geral a partir do Serviço Social do Comércio (SESC) de São José dos Campos, dentro do Projeto O Céu Aberto - O Universo Exposto. Essas sessões ocorrem nos dias 7 e 14 de julho e 4 e 11 de agosto, sempre das 21h às 22h.

As sessões remotas regulares junto às escolas ocorrem nesta temporada em noites de terças e quintas das 19h30 às 21h30, de agosto a outubro (exceto feriados), em função das condições meteorológicas favoráveis. Para participar das sessões de observação remota é necessário que o educador inscreva sua instituição por meio do formulário que se encontra na página da Divisão de Astrofísica http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/.

Informações sobre o projeto Telescópios na Escola podem ser obtidos no endereço www.telescopiosnaescola.pro.br.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas