Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Avião movido a pedal voa batendo asas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2010

Ornitóptero: Avião movido a pedal voa batendo asas
O primeiro ornitóptero - uma máquina voadora inspirada no bater das asas dos pássaros, morcegos ou insetos - foi idealizado por Leonardo da Vinci, em 1485.
[Imagem: UToronto]

Ornitóptero

Um grupo de estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiu fazer o primeiro voo sustentado em uma aeronave acionada apenas pela força humana e que voa batendo as asas.

O primeiro ornitóptero - uma máquina voadora inspirada no bater das asas dos pássaros - foi idealizado por Leonardo da Vinci, em 1485.

Desde então, centenas de inventores esborracharam-se com suas máquinas esquisitas sem conseguir manter-se no ar para justificar o nome de "máquina voadora". Mas vários também tiveram sucessos relativos.

Avião que bate asas

Pilotado por Todd Reichert, o avião batedor de asas, batizado de SnowBird (pássaro da neve), manteve-se no ar por 19,3 segundos, cobrindo uma distância de 145 metros a uma velocidade média de 25,6 km por hora.

Em vez de articulações fixas, as asas inteiras do SnowBird são flexíveis, movimentando sobretudo as extremidades, o que dá ao avião um movimento suave e elegante.

O feito foi acompanhado pela Federação Internacional de Aeronáutica, que deverá oficializar o recorde mundial em sua reunião neste mês de Outubro.

Apesar de sua envergadura ser comparável à de um Boeing 737 - 32 metros - o Snowbird pesa menos do que os travesseiros a bordo do avião comercial - meros 42 quilogramas.

Para conseguir o feito, Reichert perdeu 18 quilos de peso corporal durante o último verão passado para facilitar o voo da aeronave.

Último feito da aviação

"Apesar desta aeronave não ser um método prático de transporte, ela também visa servir de inspiração para outros usarem a força dos seus corpos e a criatividade das suas mentes para seguir seus sonhos," diz Reichert.

"O Snowbird representa a concretização de um antigo sonho aeronáutico," afirmou ele. "Ao longo da história, incontáveis homens e mulheres sonharam em voar como um pássaro com base em suas próprias forças, e centenas, senão milhares de pessoas tentaram alcançar esse sonho. Este representa um dos últimos feitos da aviação que ainda não haviam sido conquistados."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Aviões
  • Veículos
  • Design
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos