Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/06/2020

Perturbação global no campo magnético da Terra ainda sem explicações
Este é o gráfico registrado por Stuart Green, mostrando uma onda magnética até agora sem explicação.
[Imagem: Stuart Green]

Pulsação contínua

Astrofísicos, geólogos e astrônomos de todo o mundo estão se debruçando sobre os dados depois que um cientista cidadão detectou uma oscilação inesperada no campo magnético da Terra.

Stuart Green, que mantém um laboratório de medições do campo magnético da Terra em seu quintal, em Preston, no Reino Unido, detectou a anomalia, que durou cerca de meia hora, no último dia 23 de Junho.

Assim que a notícia se espalhou, pesquisadores de todo o mundo confirmaram a ocorrência em dados de magnetômetros espalhados por todo o globo, do Ártico à Antártica.

As oscilações do campo magnético da Terra em si mesmas não são uma novidade: Elas são conhecidas como "pulsação contínua", e resultam do impacto do vento solar que chega ao nosso planeta, interagindo com a magnetosfera terrestre. Durante as fases mais ativas do ciclo solar, essas vibrações podem ser particularmente intensas.

Ocorre que não apenas estamos no mínimo solar, o período de menor atividade do Sol em seu ciclo de 11 anos, como também os dados indicam que o mínimo atual pode ser um dos períodos mais calmos da nossa estrela nos últimos 100 anos - é o segundo recorde seguido, já que o menor nível de atividade do Sol em um século havia sido registrado no mínimo anterior, em 2009.

"Foi por isso que fiquei tão surpreso em 23 de junho, quando meus instrumentos detectaram uma anomalia magnética. Por mais de 30 minutos, o campo magnético local oscilou como uma onda senoidal," contou Green.

Ele rapidamente correu para checar os dados de seu magnetômetro com aqueles recolhidos pelo satélite DSCOVR, que monitora o clima espacial. "Não houve nada - nenhum aumento na velocidade do vento solar ou outros fatores que possam explicar a perturbação," contou Green.

Perturbação global no campo magnético da Terra ainda sem explicações
Observatórios magnéticos em todo o mundo detectaram a onda em 23 de junho de 2020.
[Imagem: INTERMAGNET]

De fato, tudo estava tão calmo que a oscilação foi facilmente percebida em todo o mundo por sensores que compõem a rede Intermagnet, uma rede internacional de observatórios magnéticos.

As ondas de pulsação contínua são classificadas em 5 categorias, dependendo do seu período de oscilação, e a onda detectada em 23 de junho se enquadrou na categoria 5.

Como essas ondas até agora só eram associadas a uma perda de partículas dos cinturões de radiação de Van Allen, perda essa induzida pelo aumento do vento solar, os cientistas estão agora tentando cruzar os dados com outras informações para tentar ter alguma pista do que ocasionou essa flutuação misteriosa do campo magnético da Terra.