Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Primeira foto de um buraco negro pode ser imagem de outra coisa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2021

Primeira foto de um buraco negro pode ser imagem de monopolo gravitomagnético
Qualquer que seja o resultado da discussão, não será preciso mudar o nome do objeto cósmico, já que Powehi, o nome do primeiro buraco negro fotografado, significa "honrada criação escura e insondável".
[Imagem: EHT]

Buraco na interpretação

A primeira imagem de um buraco negro ganhou as manchetes do mundo todo, e agora já está presente até mesmo nos livros didáticos.

Mas, e se o que estivermos vendo naquela imagem não for exatamente um buraco negro?

Esta hipótese surpreendente acaba de ser levantada, e justificada, por um grupo de quatro astrofísicos chineses.

No centro da discussão está a imagem do objeto central da galáxia M87, feita por um consórcio internacional de pesquisadores usando o Telescópio Horizonte de Eventos, um telescópio virtual que cobre quase a Terra inteira, tirando proveito de uma técnica conhecida como interferometria de linha de base muito longa (VLBI).

Embora os dados que geraram a imagem tenham sido analisados e reanalisados por centenas de astrônomos e astrofísicos, o fato é que essas equipes não se ocuparam em invalidar interpretações alternativas.

"A colaboração EHT tentou mostrar que a imagem observada é globalmente consistente com as expectativas para a sombra de um buraco negro de Kerr," explica o professor Masoumeh Chakraborty, do Instituto Kavli para Astronomia e Astrofísica. "Como as alternativas ao buraco negro de Kerr não foram descartadas, investigamos se os dados do EHT também são consistentes ou não com modelos alternativos para o objeto central do M87."

Primeira foto de um buraco negro pode ser imagem de monopolo gravitomagnético
É bom não esquecer que existem modelos alternativos ao Big Bang, há físicos que defendem que o Big Bang é um dogma científico e há muitos que apostam que buracos negros não existem.
[Imagem: NASA]

Monopolo gravitomagnético

O argumento da equipe centra-se no chamado "monopolo gravitomagnético".

"Na natureza, os pólos magnéticos norte e sul sempre andam de mãos dadas. Cortar uma barra magnética ao meio apenas cria dois ímãs, cada um dos quais ainda tem dois pólos, em vez de criar pólos norte e sul separados em cada metade. No entanto, seus primos eletrostáticos, as cargas positivas e negativas, existem independentemente," explica Chakraborty.

Além disso, dentro da física teórica, gravidade e eletromagnetismo têm características análogas:

"A massa é considerada análoga à carga elétrica. Portanto, chamamos a massa de carga gravitoelétrica. A próxima questão é: A carga gravitomagnética, ou o chamado monopolo gravitomagnético, existe na natureza?" contextualiza Chakraborty.

O que a equipe fez foi demonstrar que os dados que a Colaboração EHT usou para construir a imagem do que eles dizem ser um buraco negro, estes mesmos dados podem ser interpretados como sendo a imagem de um monopolo gravitomagnético.

Em termos mais técnicos, a região central da galáxia M87 seria o que os físicos chamam de espaço-tempo Kerr-Taub-NUT, uma solução exata para as equações de Einstein que uma série de físicos foi aprimorando ao longo dos anos para estudar as singularidades, cujo exemplo mais conhecido é o buraco negro - Kerr é Roy Kerr [1934-], Taub é Abraham Haskel Taub [1911-1999] e NUT são as iniciais de Ezra T. Newman, Louis A. Tamburino e Theodore W. J. Unti.

"Nenhum modelo está incorreto e isso basicamente restringe fortemente a estrutura do espaço-tempo da fonte de rádio compacta central em M87," conclui Chakraborty, acrescentando que todas as teorias concorrentes podem ser testadas. "Essencialmente, medições precisas do tamanho da sombra e da assimetria podem colocar fortes restrições no parâmetro Kerr e no parâmetro NUT, e quebrar as degenerescências entre os espaços-tempos de Kerr e Kerr-Taub-NUT, incluindo aqueles entre os buracos negros e as singularidades nuas."

Bibliografia:

Artigo: Investigating the existence of gravitomagnetic monopole in M87*
Autores: M. Ghasemi-Nodehi, Chandrachur Chakraborty, Qingjuan Yu, Youjun Lu
Revista: The European Physical Journal C
Vol.: 81, Article number: 939
DOI: 10.1140/epjc/s10052-021-09696-3
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Magnetismo
  • Telescópios

Mais tópicos