Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Primeiras imagens da Lua reacendem interesse pela missão Apollo

Agostinho Rosa - 04/07/2009

Primeiras imagens da Lua reacendem interesse pela missão Apollo

[Imagem: NASA/GSFC/Arizona State University]

A sonda lunar LRO enviou o primeiro conjunto de imagens da Lua, iniciando aquele que será o mapeamento mais detalhado já feito do nosso satélite, incluindo um mapa topográfico tridimensional.

A LRO tem duas câmeras, uma de menor resolução e maior ângulo de abertura (WAC) e uma de alta resolução e menor abertura (NAC). As duas juntas formam o instrumento conhecido como LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera - câmera orbital de reconhecimento lunar).

Imagens de teste

O instrumento foi ativado no último dia 30 de Junho e capturou as primeiras imagens de uma região conhecida como Inferno E, ao sul do Mar das Nuvens. Estas imagens são consideradas de calibração dos instrumentos e a região voltará a ser fotografada na fase científica da missão. Elas foram feitas com apenas um décimo do número de linhas que a câmera de maior resolução é capaz de captar.

As imagens foram intencionalmente capturadas ao longo da região iluminada diretamente pelo Sol, para que os cientistas pudessem avaliar os efeitos da luminosidade sobre a precisão das imagens.

"Por causa das sombras, uma topografia sutil é exagerada, sugerindo uma superfície árida e inóspita. Na realidade, a área é similar à região onde os astronautas da Apollo 16 exploraram em segurança em 1972. Embora estas sejam magnificentes em sua própria glória, a principal mensagem é que a LROC está quase pronta para começar sua missão," explicou o cientista Mark Robinson, responsável pelo instrumento.

As imagens impressionam sobretudo pela quantidade de crateras, incluindo algumas sequências de crateras em linha, e o famoso efeito "casca de árvore", uma textura irregular presente no interior das maiores crateras da Lua e para o qual ainda não existe explicação.

Fotos da Apollo

Uma das principais missões da LRO é identificar locais de pouso seguros para as futuras missões tripuladas à Lua. Mas o que causou verdadeiro alvoroço entre os internautas, com uma enxurrada de mensagens à NASA, foi a possibilidade de se fotografar diretamente os antigos locais de pouso da missão Apollo. Há uma grande expectativa de que alguma imagem dos restos deixados pela missão Apollo seja divulgada no dia 20 deste mês, quando se comemorará o 40º aniversário do pouso da Apollo 11, que levou Armstrong e Aldrin a se tornarem os primeiros homens a pisarem na Lua. Collins também fazia parte da tripulação, mas ficou no módulo de comando Colúmbia.

As missões da NASA à Lua sempre cativaram espíritos de todas as tendências, inclusive os defensores da teoria da conspiração, de que o homem verdadeiramente nunca haveria pousado na Lua e que todas as imagens mostradas foram obra do cineasta Stanley Kubrick, que teve um desaparecimento misterioso de alguns meses na época do início da exploração lunar.

A sonda LRO deverá finalmente selar o assunto, deixando à história o que é histórico e abrindo o caminho para as futuras explorações. E, eventualmente, para futuras novas teorias da conspiração.

Os outros seis instrumentos da sonda também estão em período de ativação, incluindo o altímetro a laser, que permitirá a construção de mapas topográficos 3-D da superfície da Lua.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Sensores

Mais tópicos