Espaço

Com informações da BBC e ESA - 13/05/2019

Primeiro satélite reconfigurável por software está pronto
Visão artística do satélite reconfigurável Quantum.
[Imagem: ESA]

Satélite Quantum

Está praticamente pronto o inovador satélite de comunicações Quantum.

A plataforma será a primeira nave de telecomunicações totalmente definida por software.

Tradicionalmente, grandes satélites são configurados para tarefas específicas que não podem ser alteradas após o lançamento, mesmo que as demandas do mercado mudem - se mudarem demais, é necessário lançar outro satélite.

A cobertura, a largura de banda, a potência e a frequência de operação do satélite Quantum poderão ser alterados em órbita a partir de sua central de controle em terra.

Isso é significativo porque inaugura uma nova era de satélites multimissão.

Antenas metamórficas

Os satélites de telecomunicações, que ficam em órbitas geoestacionárias a 36.000 km acima do equador, são usados para retransmitir sinais de TV, telefones, banda larga e outros serviços de dados em todo o planeta.

Hoje, os satélites são configurados para fornecer produtos muito específicos para mercados definidos. Isso pode significar, por exemplo, transmitir apenas em certas frequências de rádio com antenas projetadas especificamente para cada aplicação.

Mas os mercados de telecomunicações estão cada vez mais dinâmicos e a capacidade de reconfigurar totalmente uma plataforma em órbita permitirá que os operadores se adaptem a qualquer mudança no cenário dos negócios - sem a necessidade de construir e lançar outro satélite sob medida.

O operador simplesmente reprograma o satélite existente enviando comandos a partir de sua central de controle, o que é possível porque suas antenas podem "mudar de forma" eletronicamente.

Primeiro satélite reconfigurável por software está pronto
Fase final de integração da parte eletrônica ao chassi do telescópio.
[Imagem: Kathryn Graham/SSTL]

Construção e lançamento

A operadora de telecomunicações francesa Eutelsat projetou e bancou a construção do satélite de 3,5 toneladas em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). A construção coube à Airbus.

O satélite Quantum deverá ser lançado da Guiana Francesa a bordo de um foguete Ariane até o final do ano.