Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Principais plásticos podem ser reciclados para armazenar energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/09/2023

Principais plásticos podem ser reciclados para fabricar hidrogênio
Não apenas o processo é simples e limpo, como os produtos gerados são de grande interesse para o setor de energia limpa.
[Imagem: Chenfei Li et al. - 10.1016/j.chempr.2023.07.008]

Reciclagem de PP, PE e PS

Uma nova rota verde consegue transformar a maioria dos plásticos em ingredientes químicos úteis, incluindo alguns que podem ser usados para armazenamento de energia e geração de eletricidade por meio de células a combustível.

O novo processo também é muito eficiente em termos energéticos, funcionando a temperatura ambiente e usando apenas LEDs (diodos emissores de luz) e um catalisador disponível comercialmente. Isto permite que ele seja alimentado por energia renovável, ao contrário de outros processos de reciclagem movidos a calor, como a pirólise.

Esta inovação supera os desafios atuais na reciclagem de plásticos como o polipropileno (PP), o polietileno (PE) e o poliestireno (PS), que normalmente são incinerados ou descartados em aterros sanitários.

PP, PE e PS, juntos, representam mais de 75% dos resíduos plásticos em todo o mundo. Globalmente, apenas 9% dos plásticos são reciclados e a poluição por plásticos está crescendo em um ritmo alarmante.

"O nosso avanço não só fornece uma potencial resposta ao crescente problema dos resíduos plásticos, mas também reutiliza o carbono preso nesses plásticos, em vez de o liberar na atmosfera como gases com efeito de estufa através da incineração," disse o professor Soo Han Sen, da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura.

Principais plásticos podem ser reciclados para fabricar hidrogênio
O novo método (ilustrado à direita) supera tudo o que há de mais moderno em termos de reaproveitamento de plásticos (o estado da arte até agora está ilustrado à esquerda).
[Imagem: Chenfei Li et al. - 10.1016/j.chempr.2023.07.008]

Quebrando as ligações C-C dos plásticos

O maior desafio da reciclagem dos plásticos são suas ligações inertes carbono-carbono, que são muito estáveis e, portanto, requerem uma quantidade significativa de energia para serem quebradas. Essas ligações também são a razão pela qual esses plásticos são resistentes a muitos produtos químicos e têm pontos de fusão relativamente elevados, o que tem restringido seu tratamento a processos indesejáveis, como a pirólise.

O novo método usa LEDs para ativar e quebrar as ligações carbono-carbono dos plásticos com a ajuda de um catalisador de vanádio, disponível comercialmente.

Primeiro, os plásticos são dissolvidos ou dispersos no solvente orgânico diclorometano, que é utilizado para dispersar as cadeias poliméricas, para que elas fiquem mais acessíveis ao fotocatalisador. A solução é então misturada com o catalisador e flui através de uma série de tubos transparentes, onde a luz dos LEDs incide sobre ela.

A luz fornece a energia inicial para quebrar as ligações carbono-carbono em um processo de duas etapas com a ajuda do catalisador de vanádio. As ligações carbono-hidrogênio nos plásticos são oxidadas - tornando as ligações menos estáveis e mais reativas - após o que as ligações carbono-carbono são quebradas.

Principais plásticos podem ser reciclados para fabricar hidrogênio
Configuração de fluxo contínuo, onde a solução de plástico e catalisador é exposta à luz dos LEDs e transformada em ácidos que são úteis para alimentar células de combustível ou para armazenamento de energia na forma de hidrogênio.
[Imagem: Nanyang Technological University]

Hidrogênio limpo

Após a separação da solução, os produtos finais resultantes são ingredientes químicos como ácido fórmico e ácido benzoico, que podem ser usados para fabricar outros produtos químicos empregados em células de combustível e transportadores de hidrogênio orgânicos líquidos (LOHCs).

Os LOHCs têm atraído o interesse nas pesquisas do setor de energia porque podem ser componentes importantes na geração de energia limpa, dada sua capacidade de armazenar e transportar gás hidrogênio de forma mais segura do que em tanques.

Bibliografia:

Artigo: Upcycling of non-biodegradable plastics by base metal photocatalysis
Autores: Chenfei Li, Xin Ying Kong, Maoping Lyu, Xiu Ting Tay, Milos Dokic, Kek Foo Chin, Crystal Ting Yang, Erin Ke Xin Lee, Jinfan Zhang, Chun Yuan Tham, Wei Xin Chan, Wen Jie Lee, Teik Thye Lim, Atsushi Goto, Michael B. Sullivan, Han Sen Soo
Revista: Chem
DOI: 10.1016/j.chempr.2023.07.008
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Polímeros
  • Hidrogênio
  • Células a Combustível

Mais tópicos