Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Produtos da biomassa geram 9% da energia elétrica no Brasil

Com informações da Agência Brasil - 09/12/2021


Bagaço e lixívia

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou os dados mais recentes sobre a utilização de energias da biomassa no Brasil.

Os dados, referentes ao ano de 2018, mostram que a produção de energia elétrica proveniente dos produtos energéticos da biomassa foi de 54,4 mil gigawatt-hora (GWh), o que representou 9% de toda a energia elétrica produzida no Brasil.

Os dois insumos naturais mais utilizados para a geração desse tipo de eletricidade (termoelétrica) foram a biomassa da cana-de-açúcar e a lixívia, também conhecida como licor negro, oriundo tipicamente do processamento da madeira pela indústria de papel e celulose.

A soma do valor de produção dos quatro principais produtos energéticos da biomassa (álcool, biodiesel, carvão vegetal e lenha) totalizou R$ 84 bilhões, correspondendo a 0,7% do valor bruto da produção total da economia para o mesmo ano - o álcool teve o maior peso, com 73,9% do valor bruto da produção.

Insumos da biomassa

Entre os insumos mais usados na geração termoelétrica estão a biomassa da cana (bagaço, melaço e caldo de cana); a lenha; a lixívia e outros energéticos da biomassa, como o biogás e os óleos vegetais. Os dois mais utilizados foram a biomassa da cana (62,2%), vindo essencialmente do bagaço, e a lixívia (27%).

A produção nacional dos insumos naturais energéticos da biomassa alcançou R$ 91,3 milhões em 2018. Este valor representa cerca de 30% do total da produção nacional primária dos produtos energéticos do Balanço Energético Nacional, elaborado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Segundo a pesquisa, de 2015 a 2018 o crescimento médio dos insumos naturais energéticos da biomassa foi de 1,4%. A produção do biodiesel foi a que teve o maior crescimento médio no período (10,7%), seguida pela de lixívia (6,5%) e do álcool (3,0%). A lenha teve ligeiro aumento (0,9%).

O uso da lenha per capita pelas famílias apresentou crescimento médio de 3,7% de 2015 para 2018, quando atingiu 112,1 quilogramas por habitante. Já o consumo per capita de álcool pelas famílias caiu 0,8% no período, com 122,4 litros por habitante em 2018.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biocombustíveis
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Energia Solar

Mais tópicos