Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Produtos que salvaram a camada de ozônio podem provocar chuva ácida

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2010

Produtos que salvaram a camada de ozônio podem provocar chuva ácida
A chuva ácida danifica as florestas porque contém um ingrediente corrosivo que pode resultar da quebra dos produtos químicos introduzidos para ajudar a proteger a camada de ozônio.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Produtos químicos que ajudaram a resolver uma crise ambiental global na década de 1990 - o buraco na camada de ozônio da Terra - podem estar causando um outro problema ainda pior - a chuva ácida.

A conclusão é de um estudo sobre os compostos químicos que substituíram os clorofluorocarbonos (CFCs), produtos químicos que eram usados em condicionadores de ar, geladeiras, latas de spray e outros produtos, e que foram banidos mundialmente por danificarem a camada de ozônio.

Super efeito estufa

O grupo de cientistas das universidades Purdue, Flórida e Arkansas, todas nos Estados Unidos, destacam que os HCFCs (hidroclorofluorocarbonos) surgiram como substitutos do CFC porque eles não danificam a camada de ozônio.

No entanto, estudos posteriores sugeriram a necessidade de um substituto para os substitutos, mostrando que os HCFCs agem como super gases de efeito estufa, 4.500 vezes mais potentes do que o dióxido de carbono.

Chuva ácida

O novo estudo vem acrescentar outro item a estas preocupações, levantando a possibilidade de que os HCFCs podem se quebrar na atmosfera para formar o ácido oxálico, um dos vilões da chuva ácida.

Os cientistas usaram uma modelagem por computador para mostrar como os HCFC podem formar o ácido oxálico por meio de uma série de reações químicas que ocorrem na alta atmosfera.

O modelo, afirmam eles, pode ter usos mais amplos, ajudando a determinar se os candidatos a substituto dos substitutos são ambientalmente benignos antes que os fabricantes gastem bilhões de dólares em sua fabricação e comercialização.

Ponto contra a geoengenharia

Os efeitos colaterais das manipulações humanas do clima são o principal argumento dos cientistas que se opõem a experiências de geoengenharia, cujo principal objetivo é fazer grandes intervenções com vistas a frear o aquecimento global.

Recentemente, um estudo mostrou que a manipulação intencional da radiação solar - um dos métodos defendidos para diminuir o calor do Sol que atinge a Terra e, com isso, diminuir o aquecimento global - também criaria problemas para o ciclo global da água.

Bibliografia:

Artigo: Hydroxyl Radical Substitution in Halogenated Carbonyls: Oxalic Acid Formation
Autores: Carrie J. Christiansen, Shakeel S. Dalal, Joseph S. Francisco, Alexander M. Mebel, Jeffrey S. Gaffney
Revista: Journal of Physical Chemistry A
Data: February 2010
Vol.: 2010, 114 (8), pp 2806-2820
DOI: 10.1021/jp9045116
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Poluição
  • Indústria Química
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos