Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa de código aberto faz gerenciamento de grandes volumes de dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/02/2008

Programa de código aberto faz gerenciamento de grandes volumes de dados

[Imagem: iRODS]

A humanidade produziu 161 exabytes de dados digitais no ano de 2006 - 161 x 1018 bytes. O cálculo foi feito por cientistas do Centro de Supercomputadores de San Diego, nos Estados Unidos.

Gerenciamento de grandes volumes de dados

Para lidar com essa verdadeira avalanche de dados, cujo volume não apenas cresce a cada ano, mas vem se juntar à montanha de bytes já criados nos anos anteriores, esses cientistas lançaram um novo programa de código aberto que é capaz gerenciar quantidades gigantescas de informações digitais.

Engine de regras

O iRODS ("Integrated Rule-Oriented Data System") possui um engine de regras quer permite que os usuários façam operações complexas de gerenciamento de dados com relativa facilidade, em vez de gerar programas específicos para cada nova tarefa a ser executada. O iRODS pode ser customizado rapidamente para executar as operações desejadas.

"O iRODS permite que os usuários lidem com todas as necessidades de gerenciamento de dados distribuídos, da extração de metadados descritivos e do gerenciamento dos seus dados, até sua movimentação eficiente, compartilhando dados em segurança com colaboradores, publicando-o em bibliotecas digitais e finalmente arquivando os dados para sua preservação a longo prazo," diz o professor Reagan Moore, coordenador da equipe que criou o novo programa.

Código aberto

A versão 1.0 do iRODS roda nos sistemas operacionais Linux, Solaris, Macintosh e AIX. Uma versão para Windows está prevista para breve. O programa, voltado para usuários corporativos e de instituições que trabalham com grandes volumes de informações, pode ser baixado gratuitamente. Veja link abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Software e Programação
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos