Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Pulseira-bateria para alimentar eletrônicos de vestir

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/10/2018

Pulseira-bateria para alimentar eletrônicos de vestir
Usando células rígidas com conexões flexíveis foi possível manter a alta densidade de energia das baterias.
[Imagem: Fraunhofer IZM]

Baterias flexíveis

Os eletrônicos de vestir já estrearam na forma de sistemas portáteis dotados de sensores para coletar dados biométricos e de saúde, mas prometem muito mais, como camisetas que tocam música ou funcionam como telas para variar suas estampas.

Um dos entraves para que essa tecnologia decole de vez é a fabricação de baterias flexíveis que possam se adaptar ao material específico usado na roupa e fornecer a energia que o sistema requer.

Para suprir essa lacuna, engenheiros do Instituto Fraunhofer de Microintegração, na Alemanha, acabam de criar a base técnica para alimentar essa nova tendência tecnológica.

Em vez de dar flexibilidade às baterias convencionais ao custo da densidade e confiabilidade da energia, Robert Hahn e seus colegas concentraram-se no projeto de baterias muito pequenas e potentes, e em uma nova tecnologia de montagem.

As baterias resultantes são flexíveis entre os segmentos, como uma pulseira metálica de relógio, o que permitiu manter uma alta densidade de energia e elevada potência, ao mesmo tempo mantendo um nível de flexibilidade adequado para a maioria dos vestuários.

Pulseira-bateria para alimentar eletrônicos de vestir
As minúsculas baterias de lítio podem ser fabricadas em diversos formatos e tamanhos, para dosar a flexibilidade da pulseira em cada aplicação.
[Imagem: Fraunhofer IZM]

Pulseira-bateria

Com uma capacidade de 300 miliamperes por hora, as baterias podem armazenar 1,1 watt/hora de energia e perdem menos de 3% de sua capacidade de carga por ano, superando qualquer produto disponível no mercado até o momento, como os relógios inteligentes, por exemplo, nos quais a bateria geralmente é construída na carcaça do relógio, e não na pulseira.

Hahn afirma que a potência das baterias também é suficiente para alimentar aparelhos médicos, registrando eletrocardiogramas de longo prazo, por exemplo. Como os sensores são leves, flexíveis e ficam ocultos na roupa, essa é uma maneira conveniente de monitorar um paciente cardíaco em sua rotina diária.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Células a Combustível
  • Tecidos
  • Miniaturização

Mais tópicos