Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Quantos buracos negros existem no Universo?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/01/2022

Quantos buracos negros existem no Universo?
A equipe também analisou as várias rotas de formação de buracos negros de diferentes massas.
[Imagem: Pixabay]

Quantidade de buracos negros no Universo

Uma equipe de astrofísicos da Escola Internacional de Estudos Avançados, na Itália, resolveu enfrentar uma das questões mais relevantes e urgentes da astrofísica e da cosmologia modernas: Quantos buracos negros existem no Universo?

Alex Sicilia e seus colegas investigaram a demografia de buracos negros de massa estelar, que são buracos negros com massas entre algumas unidades e algumas centenas de massas solares, que se originaram no final da vida de estrelas massivas.

De acordo com a equipe, cerca de 1% da matéria comum (bariônica) geral do Universo está trancada em buracos negros de massa estelar.

Eles concluíram que o número de buracos negros dentro do Universo observável - uma esfera de diâmetro em torno de 90 bilhões de anos-luz - atualmente é de cerca de 40 trilhões, ou seja, cerca de 40 x 1018, ou um 4 seguido por 19 zeros.

"O caráter inovador deste trabalho está no acoplamento de um modelo detalhado da evolução estelar e binária com receitas avançadas para a formação de estrelas e o enriquecimento de metais em galáxias individuais. Este é um dos primeiros, e um dos mais robustos, cálculos ab initio da função de massa do buraco negro estelar ao longo da história cósmica," disse Sicilia.

A Função Inicial de Massa a que o pesquisador se refere mostra a quantidade de corpos celestes que se formam em cada massa possível, levando em conta a composição inicial do meio.

Origem dos buracos negros estelares massivos

A equipe também analisou as várias rotas de formação de buracos negros de diferentes massas, como estrelas isoladas, sistemas binários e aglomerados estelares.

A conclusão é que os buracos negros estelares mais massivos se originam principalmente de eventos dinâmicos em aglomerados estelares.

Especificamente, os pesquisadores mostraram que esses eventos são necessários para explicar a função de massa dos buracos negros coalescentes, conforme estimado a partir de observações de ondas gravitacionais pelos observatórios LIGO e Virgo.

Bibliografia:

Artigo: The Black Hole Mass Function Across Cosmic Times. I. Stellar Black Holes and Light Seed Distribution
Autores: Alex Sicilia, Andrea Lapi, Lumen Boco, Mario Spera, Ugo N. Di Carlo, Michela Mapelli, Francesco Shankar, David M. Alexander, Alessandro Bressan, Luigi Danese
Revista: The Astrophysical Journal
Vol.: 924 56
DOI: 10.3847/1538-4357/ac34fb
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos