Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Raios vão ajudar a evitar apagões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2014

Raios ajudam a detectar falhas em componentes da rede elétrica
Roya Nikjoo descobriu uma forma de tirar proveito dos raios e transformá-los em uma ferramenta de "medicina preventiva" para as redes elétricas.
[Imagem: Hakan Lindgren/RIT]

O lado bom dos raios

Raios são bem conhecidos como inimigos das redes de energia.

Mesmo quando eles não causam o desligamento total da rede, causando os apagões, as correntes induzidas pelos raios - os chamados transientes naturais - desgastam rapidamente a saúde dos componentes ao longo da rede de distribuição.

Roya Nikjoo, do Instituto Real de Tecnologia da Suécia, decidiu ver o lado positivo da coisa e analisar se poderia tirar algum proveito dos raios em benefício das redes elétricas.

O que ela descobriu poderá não apenas ajudar a monitorar a saúde dos componentes elétricos, como também evitar os apagões.

Impressão digital da rede elétrica

A técnica pode ser considerada como uma espécie de "medicina preventiva" para a rede elétrica - os componentes podem ser substituídos ou consertados antes que falhem de forma catastrófica, geralmente induzindo defeitos nos componentes vizinhos.

Nikjoo desenvolveu um sistema que usa os transientes naturais para medir o desgaste dos componentes de potência.

As medições começam quando os sinais criados pelos raios derrubam um circuito elétrico, interrompendo a corrente ou desviando-a de um condutor para outro.

Esses sinais são usados como "estímulos" para obter uma resposta dos componentes de energia, explica Nikjoo.

A saída é uma representação gráfica do sistema, da mesma maneira que um ultra-som produz uma imagem de um feto.

"É como tirar a impressão digital do componente," disse Nikjoo. "Conforme essa digital muda, eu posso usá-la para identificar o bem-estar do componente, e saber se algo está errado."

"Nós podemos usar essas altas tensões para obter mais informações sobre o estado de componentes como transformadores e isoladores do que por meio das inspeções tradicionais," conclui a engenheira.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Monitoramento Ambiental
  • Radiação Eletromagnética
  • Raios Laser

Mais tópicos