Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Reações químicas tidas como impossíveis são obtidas com uma lâmpada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2008

Reações químicas tidas como impossíveis são obtidas com uma lâmpada

[Imagem: Wikimedia Commons]

Dois químicos da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, descobriram uma nova forma incrivelmente simples de fazer com que moléculas orgânicas reajam entre si e dêem origem a novos compostos químicos que não podiam ser fabricados até agora.

Simplicidade e utilidade

O novo método de utilização de catalisadores está sendo avaliado pela comunidade científica como revolucionário, não apenas pelos resultados a que ele poderá levar, mas também pela sua simplicidade. Uma simplicidade que se encaixa perfeitamente na clássica imagem de uma lâmpada se acendendo quando o cientista encontra a solução para um problema.

Especialistas que avaliaram o trabalho afirmam que ele deverá levar à descoberta de novos tipos de medicamentos e de compostos químicos para uso na agricultura, além de simplificar reações químicas já utilizadas pela indústria.

Reações químicas ativadas por uma lâmpada

A ciência por trás do novo método é extremamente complexa, mas a técnica é tão simples quanto iluminar os compostos químicos que deverão reagir entre si com uma lâmpada incandescente, destas encontradas em quase todas as residências.

"Esta é a primeira vez que químicos perceberam o potencial da utilização de simples lâmpadas incandescentes - ou luz fraca - para induzir cataliticamente reações químicas orgânicas ... e de forma tão simples quanto parece ser," diz o Dr. David MacMillan, um dos descobridores do novo método.

Catalisadores orgânicos e inorgânicos

O método junta dois tipos diferentes de química - a catálise orgânica e a catálise inorgânica por fotorredução - combinando dois tipos diferentes de catalisadores e dois tipos de compostos químicos.

"Há dois ciclos catalíticos interconectados onde tudo está acontecendo exatamente no momento adequado," diz MacMillan. "É como uma orquestra com um maestro perfeito."

Fóton fatal

A reação envolve os compostos químicos alfa-bromocetônico e aldeído e dois catalisadores.

Um fóton emitido pela lâmpada ativa o catalisador inorgânico, que passa um elétron para uma molécula do alfa-bromocetônico. Essa molécula se fragmenta e produz uma molécula orgânica instável, muito ativa quimicamente. No momento exato, o catalisador orgânico interage com o aldeído, formando uma enamina, também uma molécula instável. As duas moléculas instáveis se atraem e se combinam.

A ligação química resultante representa uma nova reação química que o campo de pesquisas da catálise assimétrica vem perseguindo há anos. A utilização da lâmpada incandescente abre as portas para muitas outras reações químicas que até agora eram tidas como impossíveis.

Bibliografia:

Artigo: Merging Photoredox Catalysis with Organocatalysis
Autores: David A. Nicewicz, David W. C. MacMillan
Revista: Science
Data: September 4, 2008
Vol.: Available online before print
DOI: 10.1126/science.1161976
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Catalisadores
  • Iluminação
  • Nanopartículas

Mais tópicos