Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Realidade virtual aquática traz beleza do mar para o fundo da piscina

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2009

Realidade virtual aquática traz beleza do mar para o fundo da piscina

[Imagem: Fraunhofer]

Pesquisadores alemães criaram um sistema de Realidade Ampliada - um sistema que cria uma realidade virtual que pode ser justaposta com cenas reais - para ser utilizado sob a água.

Utilizando uma máscara especial, um mergulhador pode ver recifes de coral, plantas e animais marinhos sobre o fundo de uma piscina comum. Além da diversão, os pesquisadores esperam que seu sistema possa ser utilizado para o treinamento de mergulhadores profissionais, inclusive para o trabalho em plataformas de petróleo.

Realidade virtual aquática

O principal componente deste que é o primeiro equipamento de realidade virtual para uso aquático é uma tela à prova d'água que fica colocada à frente da máscara do mergulhador.

A tela permite que o mergulhador veja o ambiente virtual com todos os objetos virtuais sobrepostos sobre o ambiente real em que ele está mergulhando. Na prática, é como se o fundo da piscina se transformasse no fundo do mar.

Mini PC

O processamento do sistema de realidade virtual fica a cargo de um mini PC que o mergulhador leva na mochila. Uma câmera de vídeo localizada na sua cabeça fornece ao sistema os marcadores do ambiente aquático necessários para que as imagens virtuais sejam projetadas na posição correta.

As informações da câmera, em conjunto com dados de sensores de rastreamento magnético e inercial do mergulhador, permitem que o sistema gere representações visualmente corretas das cenas virtuais, ajustando-as continuamente de acordo com o movimento do mergulhador.

Caça ao tesouro

O sistema de demonstração do novo ambiente de realidade virtual subaquática consiste em um jogo de caça ao tesouro no qual o jogador desfruta tanto do mergulho propriamente dito quanto da aventura de localizar as chaves no interior de conchas virtuais que o permitirão abrir o baú do tesouro. Infelizmente, o tesouro também é virtual.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos