Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Reatores industrialmente viáveis transformam CO2 em produtos químicos valiosos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2022

Reatores industrialmente viáveis transformam CO2 em produtos químicos valiosos
À esquerda, esquema mostrando os principais componentes do reator. À direita, um protótipo de demonstração dos reatores comerciais.
[Imagem: Zhongwei Chen/University of Waterloo]

De gás indesejado a gás valioso

Uma nova tecnologia pode tirar dos laboratórios a ideia de converter o dióxido de carbono (CO2) que seria liberado no ambiente em combustíveis e outros produtos químicos valiosos.

Já existem inúmeras demonstrações desse tipo, mas poucas com potencial para chegar à escala industrial.

O novo sistema, por sua vez, produz 10 vezes mais monóxido de carbono (CO) - que pode ser usado para produzir etanol, metano e outras substâncias com valor de mercado - do que as tecnologias existentes em pequena escala, ainda limitadas a testes de laboratório.

As células individuais também podem ser empilhadas para formar reatores de qualquer tamanho, tornando a tecnologia uma solução economicamente viável, que pode ser instalada no local, por exemplo, em fábricas e usinas com emissões de CO2.

"Esta é uma ponte crítica para conectar a tecnologia de laboratório de CO2 às aplicações industriais. Sem ela, é muito difícil que as tecnologias baseadas em materiais sejam usadas comercialmente, porque são muito caras," disse o professor Zhongwei Chen, da Universidade de Waterloo, no Canadá.

Reatores industrialmente viáveis transformam CO2 em produtos químicos valiosos
Os protótipos são pequenos, mas podem ser fabricados em dimensões industriais.
[Imagem: Guobin Wen et al. - 10.1038/s41560-022-01130-6]

Eletrolisador comercialmente viável

O sistema consiste em dispositivos conhecidos como eletrolisadores, que convertem CO2 (dióxido de carbono), um dos principais gases de efeito estufa produzido pela queima de combustíveis fósseis, em CO (monóxido de carbono), usando água e eletricidade.

A novidade está nos novos eletrodos projetados pela equipe e no uso de um novo tipo de eletrólito líquido, que fica saturado com CO2 e, assim, é forçado a fluir através dos eletrolisadores, convertendo dióxido de carbono em monóxido de carbono por meio de uma reação eletroquímica.

Os eletrolisadores construídos pela equipe são células de 20 por 20 centímetros, o que é muitas vezes maior que os dispositivos existentes. Embora ainda pareçam pequenos para uma aplicação industrial, eles podem ser fabricados em tamanhos maiores, e então empilhados e configurados em reatores de qualquer tamanho.

"Este é um modelo completamente novo para um reator de CO2," disse Chen. "Ele torna todo o processo economicamente viável para industrialização e pode ser customizado para atender a requisitos específicos."

Os pesquisadores vislumbram a colocação de reatores em usinas e fábricas, do tamanho de uma casa ou maiores, que seriam alimentados diretamente com as emissões de CO2 que hoje são liberadas na atmosfera, gerando matérias-primas valiosas e ainda eliminando a necessidade de capturar e coletar o CO2.

Bibliografia:

Artigo: Continuous CO2 electrolysis using a CO2 exsolution-induced flow cell
Autores: Guobin Wen, Bohua Ren, Xin Wang, Dan Luo, Haozhen Dou, Yun Zheng, Rui Gao, Jeff Gostick, Aiping Yu, Zhongwei Chen
Revista: Nature Energy
DOI: 10.1038/s41560-022-01130-6
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Indústria Química
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Desenvolvimento Sustentável

Mais tópicos