Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Recarga à distância funciona para múltiplos aparelhos de diferentes fabricantes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2020

Recarga à distância funciona para múltiplos aparelhos de diferentes fabricantes
Protótipo e esquema da metassuperfície, que se ajusta automaticamente à frequência de cada aparelho.
[Imagem: Mingzhao Song et al. - 10.1063/5.0012006]

Recarga sem fios

Engenheiros da Rússia deram aquele que pode ser o impulso definitivo para o recarregamento sem fios de baterias, por meio da transmissão de eletricidade à distância.

Eles desenvolveram uma tecnologia que permite recarregar múltiplos aparelhos - mesmo aparelhos de fabricantes diferentes - em conjunto e ao mesmo tempo.

Frequentemente temos dificuldades práticas pelo fato de que fabricantes produzem conectores de carregadores diferentes. E a transmissão de eletricidade sem fio também não tem-se mostrado uma solução porque os primeiros dispositivos são proprietários, com diferentes empresas usando diferentes sistemas de transferência de energia que funcionam em frequências diferentes.

"O que propomos é uma metassuperfície totalmente nova, que pode ser usada como um transmissor no sistema de transferência de energia sem fio, que permite aos usuários carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Esta superfície pode ser usada em uma frequência ou em várias," explicou Polina Kapitanova, da Universidade ITMO.

Recarga à distância funciona para múltiplos aparelhos de diferentes fabricantes
A recarga de diferentes aparelhos (aqui simulados por LEDs acionáveis por frequências diferentes) ocorre com elevada eficiência.
[Imagem: Mingzhao Song et al. - 10.1063/5.0012006]

Antenas inteligentes

A metassuperfície é composta por antenas condutoras conectadas com capacitores que se ajustam para trabalhar na frequência necessária.

Como são planas, essas metassuperfícies podem ser fabricadas em áreas bastante grandes, permitindo que uma mesa ou criado-mudo, por exemplo, funcionem como um grande carregador.

"Essa estrutura tem propriedades únicas, incluindo dispersão de frequência reversa, que pode ser aplicada com eficiência na transferência de energia sem fio," explicou Kapitanova. "Essa estrutura tem vários modos (frequências ressonantes) que possuem um campo magnético uniforme, o que nos permite transferir energia sem fio. Ao mesmo tempo, o campo elétrico fica escondido nas bordas da estrutura, nos capacitores, e dessa forma é mais seguro para os usuários."

Com o protótipo funcionando, a equipe afirma que agora irá trabalhar na otimização da metassuperfície, para obter tempos de recarga menores.

Bibliografia:

Artigo: Multi-mode metamaterial-inspired resonator for near-field wireless power transfer
Autores: Mingzhao Song, Pavel Smirnov, Ekaterina Puhtina, Esmaeel Zanganeh, Stanislav Glybovski, Pavel Belov, Polina Kapitanovaa
Revista: Applied Physics Letters
DOI: 10.1063/5.0012006
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Baterias
  • Antenas
  • Metamateriais

Mais tópicos