Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Recorde mundial de transmissão de dados envia 1 petabit em 1 segundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2020

Recorde mundial de transmissão por fibra óptica alcança 1 petabit em 1 segundo
O novo recorde representa um salto em relação ao que havia sido conseguido antes.
[Imagem: NICT]

1 petabit em 1 segundo

Acaba de ser batido um novo recorde na transmissão digital de dados: 1 petabit por segundo em uma fibra óptica multimodo de núcleo único.

Um petabit por segundo é equivalente a 10 milhões de canais de transmissão de vídeos de qualidade 8K sendo transmitidos por segundo - 1 petabit equivale a 1.000 trilhões de bits (1015 bits).

Isso aumenta o recorde atual de transmissão fibra multimodo por um fator de 2,5.

O feito foi alcançado por uma equipe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT, Japão), da Nokia Bell Labs (EUA) e do Grupo Prysimian (França).

Para preparar os dados para serem enfiados por uma única fibra óptica, 382 linhas portadoras são primeiro geradas por um único pente de frequências.

A seguir, os dados são inseridos em cada linha, um processo conhecido como modulação. Modulados, os feixes são então injetados em 15 modos diferentes (cores) na fibra óptica - nesse teste, a transmissão deu-se a uma distância de 23 km.

Na ponta receptora, filtros especiais de comprimento de onda capturam cada uma das cores e as enviam para um processador MIMO (sigla em inglês para Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas), que então coloca os dados na ordem correta e disponibiliza as informações transmitidas.

"No futuro, queremos ir atrás da possibilidade de estender a distância da transmissão multimodo de grande capacidade e integrá-la com a tecnologia multinúcleo, para estabelecer a base da futura tecnologia de transmissão óptica com grande capacidade," escreveu a equipe.

Bibliografia:

Artigo: 1.01 Peta-bit/s C+L-band transmission over a 15-mode fiber
Autores: Georg Rademacher, Benjamin J. Puttnam, Ruben S. Luís, Tobias A. Eriksson, Nicolas K. Fontaine, Mikael Mazur, Haoshuo Chen, Roland Ryf, David T. Neilson, Pierre Sillard, Frank Achten, Yoshinari Awaji, Hideaki Furukawa
Revista: European Conference on Optical Communication Proceedings
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Fotônica
  • Armazenamento de Dados
  • Microeletrônica

Mais tópicos