Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Refrigeração sem eletricidade integra três tecnologias para resfriar mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2022

Refrigeração passiva integra três tecnologias para resfriar mais
Dois protótipos do sistema integrado de refrigeração, que não consome eletricidade (os circuitos e fiação são para monitoramento).
[Imagem: Zhengmao Lu]

Refrigeração com sinergia

Engenheiros do MIT reuniram em um único equipamento três tecnologias que prometem reduzir largamente o consumo de energia com ar-condicionado e refrigeração, além de levar mais conforto a locais remotos.

O equipamento de demonstração combina refrigeração evaporativa (um sistema natural de resfriamento baseado na evaporação da água), refrigeração radiativa, ou refrigeração passiva (uma tecnologia que envia o calor para o frio do espaço) e isolamento térmico.

Tudo foi acondicionado em um pacote fino, mostrando que, se fabricada em escala industrial, a junção das três técnicas pode vir a se assemelhar aos painéis solares.

A inovação consiste em combinar projetos de resfriamento independentes anteriores, já demonstrados por várias equipes ao redor do mundo, mas que fornecem quantidades limitadas de energia de resfriamento. O resultado é um nível de resfriamento significativamente maior, mas mantendo a grande vantagem de não exigir qualquer consumo de eletricidade

O protótipo forneceu 9,3 ºC de resfriamento a partir da temperatura ambiente, o suficiente para ampliar em 40% o tempo de armazenamento de alimentos em condições muito úmidas; em condições secas, o tempo de armazenamento seguro de alimentos triplica.

Em locais que já possuam equipamentos de ar condicionado, o novo sistema pode ser usado para reduzir a carga desses sistemas enviando água fria para a parte mais quente do sistema, o condensador. "Ao diminuir a temperatura do condensador, você pode aumentar efetivamente a eficiência do ar condicionado, de modo que pode economizar energia," disse Zhengmao Lu, responsável pela junção das técnicas de refrigeração.

Refrigeração passiva integra três tecnologias para resfriar mais
Princípio de funcionamento da tecnologia integrada.
[Imagem: Zhengmao Lu et al. - 10.1016/j.xcrp.2022.101068]

Funcionamento da refrigeração múltipla

O sistema consiste em três camadas de material, que fornecem resfriamento à medida que a água e o calor passam por elas.

A camada superior é um aerogel, um material que consiste principalmente de ar contido nas cavidades de uma estrutura semelhante a uma esponja, feita de polietileno. O material é altamente isolante, mas permite que o vapor de água e a radiação infravermelha passem livremente.

A evaporação da água (que sobe da camada abaixo) fornece parte do poder de resfriamento, enquanto a radiação infravermelha, aproveitando a extrema transparência da atmosfera da Terra nesses comprimentos de onda, irradia parte do calor diretamente para o ar e para o espaço - ao contrário dos condicionadores de ar, que expelem ar quente no ambiente circundante.

Abaixo do aerogel há uma camada de hidrogel - outro material semelhante a uma esponja, mas cujos espaços porosos são preenchidos com água em vez de ar. Ele é semelhante ao material atualmente usado comercialmente para produtos como bolsas térmicas para fisioterapia. É esse hidrogel que fornece a fonte de água para o resfriamento evaporativo: O vapor de água se forma em sua superfície, passa direto pela camada de aerogel e sai para o meio ambiente - é necessário fornecer água para que o sistema mantenha-se em funcionamento contínuo.

Abaixo de tudo fica uma camada semelhante a um espelho, que reflete qualquer luz solar que chegue até ela, enviando-a de volta pelo dispositivo, evitando aquecer os materiais e, assim, reduzir sua carga térmica. E a camada superior do aerogel, sendo um bom isolante, também é altamente refletora solar, limitando a quantidade de aquecimento solar do dispositivo, mesmo sob forte luz solar direta.

"A novidade aqui está de fato na reunião do recurso de resfriamento radiativo, do recurso de resfriamento evaporativo e também do recurso de isolamento térmico, tudo em uma única arquitetura," resumiu Lu.

Refrigeração passiva integra três tecnologias para resfriar mais
Para tornar a tecnologia realmente acessível, a equipe pretende agora baratear o custo do aerogel.
[Imagem: Zhengmao Lu et al. - 10.1016/j.xcrp.2022.101068]

Aerogel mais barato

Enquanto a refrigeração passiva por si só já possui até mesmo projetos de uma geladeira do tipo "Faça você mesmo", o protótipo construído pela equipe ainda possui um elemento de custo significativo: O aerogel.

E as propriedades do aerogel são a chave para a eficiência geral do sistema. Ele ainda é caro de produzir porque requer equipamento especial para um processo chamado secagem de ponto crítico, que remove solventes lentamente da delicada estrutura porosa sem danificá-la.

A equipe já está explorando maneiras de tornar esse processo de secagem mais barato, como o uso de liofilização, ou encontrar materiais alternativos que possam fornecer a mesma função isolante a um custo menor, como membranas separadas por um espaço de ar.

Bibliografia:

Artigo: Significantly enhanced sub-ambient passive cooling enabled by evaporation, radiation and insulation
Autores: Zhengmao Lu, Arny Leroy, Lenan Zhang, Jatin J. Patil, Evelyn N. Wang, Jeffrey C. Grossman
Revista: Cell Reports Physical Science
Vol.: 101068
DOI: 10.1016/j.xcrp.2022.101068
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Refrigeração
  • Energia Solar
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Metamateriais

Mais tópicos