Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Demonstração de repetidor quântico dá impulso para internet quântica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/05/2023

Repetidor quântico dá impulso para a internet quântica
Para transmitir informações quânticas por longas distâncias, são necessários repetidores capazes de transferir o entrelaçamento de um sinal fraco para outro mais forte.
[Imagem: Universität Innsbruck/Harald Ritsch]

Repetidor quântico

Pesquisadores austríacos construíram um repetidor quântico que garantiu a transferência de informação quântica através de uma fibra óptica de 50 quilômetros de comprimento, com o repetidor quântico colocado exatamente no meio do caminho entre o ponto inicial e o ponto final.

Os dados coletados durante este teste inicial também permitiram calcular quais melhorias no projeto são necessárias para possibilitar a transmissão dos mesmos dados por mais de 800 quilômetros, viabilizando uma rede quântica de larga escala e abrindo caminho para a internet quântica.

Mesmo nas redes atuais, por fibras ópticas, e nas antigas, de fios de cobre, os repetidores - também conhecidos como hubs - são elementos essenciais para amplificar os sinais conforme eles se degradam através do meio pelo qual trafegam.

O problema é que uma informação quântica não pode ser simplesmente copiada ou transferida para um sinal mais forte porque o processo de cópia causa perda da propriedade essencial do entrelaçamento.

Assim, um repetidor quântico é um dispositivo mais complexo, devendo ser capaz de criar o entrelaçamento em links de rede independentes. Para isso, eles devem receber o fóton entrelaçado que chega, realizar uma operação chamada troca de entrelaçamento, e finalmente enviar o fóton mais forte pelo trecho seguinte.

A equipe conseguiu fazer isto de forma eficiente usando dois íons de cálcio capturados em uma armadilha de íons dentro de um ressonador óptico. O sistema também executa a necessária conversão dos fótons únicos, recém entrelaçados, para o comprimento de onda das telecomunicações.

Os pesquisadores já estão trabalhando nas otimizações que se mostraram necessárias, e esperam em breve testar uma rede quântica capaz de interligar as cidades de Innsbruck e Viena, separadas por cerca de 500 km.

Bibliografia:

Artigo: Telecom-Wavelength Quantum Repeater Node Based on a Trapped-Ion Processor
Autores: V. Krutyanskiy, M. Canteri, M. Meraner, J. Bate, V. Krcmarsky, J. Schupp, N. Sangouard, B. P. Lanyon
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 130, 213601
DOI: 10.1103/PhysRevLett.130.213601
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Transmissão de Dados
  • Fotônica
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos