Robótica

Robô-cobra com 6 metros de comprimento entra em qualquer lugar

Robô-cobra com 6 metros de comprimento entra em qualquer lugar
[Imagem: OC Robotics]

A empresa OC Robotics apresentou um robô que lembra uma cobra e que é capaz de entrar em espaços muito estreitos, fazendo curvas e transmitindo imagens dos locais por onde passa.

Robô, braço e cobra

Batizado de Snake-Arm (braço-cobra), o novo robô tem um diâmetro de 1,25 centímetro e 6,1 metros de comprimento. Ele não é autônomo, operando "ancorado" a partir de seu "ninho."

O robô é flexível ao longo de todo o seu corpo, sem joelhos ou cotovelos. Isso permite que ela siga em frente mesmo quando há curvas em seqüência e em locais muito estreitas.

O nariz do robô-cobra possui uma câmera, protegida por um hemisfério de policarbonato. A câmera, dotada de iluminação própria, envia continuamente imagens para o computador conectado ao ninho do robô.

Robô flexível

Já existem vários robôs flexíveis para aplicações industriais, voltados principalmente para a inspeção de dutos. Mas eles ainda não possuem a flexibilidade necessária para entrar em locais muito estreitos. Por outro lado, existem os endoscópios, muito usados em medicina, mas que são muito frágeis e difíceis de manobrar em ambientes industriais.

O robô Snake-Arm está em um ponto intermediário entre estas duas soluções, sendo flexível, controlável e resistente o suficiente para operar em virtualmente qualquer situação.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas