Robótica

Robô inspirado em grilo bate recorde mundial de salto robótico

Robô inspirado em grilo bate recorde mundial de salto robótico
Robô biomimético, que imita o salto de um grilo.[Imagem: Laboratory of Intelligent Systems (LIS)]

Um robô inspirado em um grilo, pesando apenas 7 gramas e capaz de saltar 27 vezes o tamanho do seu corpo foi mais uma das atrações da Conferência Internacional de Robótica e Automação (ICRA 2008), que terminou nesta sexta-feira em Pasadena, Califórnia.

Biomimetismo robótico

Construído por roboticistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Suíça, o robô superou em 10 vezes o recorde anterior de salto de robôs, atingindo 1,4 metros, o equivalente a 27 vezes o tamanho do seu corpo. O robô mede cinco centímetros de altura.

"Essa forma biomimética de saltar é única porque ela permite que os microrrobôs viajem através de vários tipos de terrenos irregulares, onde nenhum outro robô, com pernas ou rodas, consegue chegar," disse o professor Dario Floreano, um dos criadores do robô-grilo.

Robôs solares

A idéia dos cientistas é dotar os pequenos robôs de células solares para que eles se recarreguem durante os saltos, dispensando o uso de baterias. Trabalhando em equipe, enxames desses microrrobôs saltitantes poderiam ser utilizados para monitoramento ambiental ou para exploração de outros planetas.

Esta é, contudo, uma idéia para o futuro: a versão demonstrada na feira utiliza uma bateria, que torna o robô capaz de dar 320 saltos a intervalos de 3 segundos. A versão anterior levava 3,5 segundos para recarregar e tinha autonomia para 108 saltos.

Robô saltador

Animais saltadores, como grilos, sapos e pulgas, valem-se de um mecanismo de armazenamento elástico que se "recarrega" lentamente e libera rapidamente a energia acumulada, permitindo o salto.

O robô-saltador utiliza o mesmo princípio. Um minúsculo motor elétrico é utilizado para tensionar duas molas que, quando liberadas, impulsionam o salto do robô. O motor também ajusta a posição das pernas, de forma a maximizar o aproveitamento da energia liberada pelas molas.

Bibliografia:

A miniature 7g jumping robot
Mirko Kovac, M. Fuchs, A. Guignard, J.-C. Zufferey, Dario Floreano
ICRA 2008 Proceedings
May 2008
Vol.: In Print




Outras notícias sobre:

    Mais Temas