Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs poderão segurar e movimentar objetos com uma só mão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/12/2021

Robôs poderão segurar a movimentos objetos com uma só mão
A mão robótica consegue girar a bola sem soltá-la.
[Imagem: J. M. Gómez-de-Gabriel et al. - 10.1109/LRA.2021.3105729]

Dedos rolantes

Engenheiros espanhóis apresentaram o protótipo de uma mão robótica que permite mover objetos com uma única pegada, sem a necessidade do uso de dois braços e duas mãos que, até agora, eram essenciais para qualquer robô.

O novo robô, batizado de "Dedos Rolantes", tem dedos altamente articulados e adaptáveis, capazes de girar axialmente em diferentes velocidades e, ao mesmo tempo, garantir uma pegada adaptativa graças a um sistema de atuadores que imita os tendões biológicos.

Isto significa que, além de abrirem e fecharem para prender o objeto, os dedos giram sobre si mesmos. Isso pode ser usado tanto para movimentar objetos como para ajudar a movimentar o próprio robô, quando ele se apoia em um corrimão, por exemplo.

Segundo a equipe, essa capacidade de manipular componentes com segurança, mantendo-os o tempo todo firmes na mão, pode dar um novo nível de destreza a qualquer braço robótico, simplificando muito o projeto.

"Antes, quando um robô móvel tinha que realizar alguma tarefa, seja ela industrial ou clínica, ele precisava das duas mãos para executá-la. Por exemplo, no caso de medir o pulso de um paciente, uma mão para levantar a camisa e outro para medir o pulso," explicou Jesús Gómez, da Universidade de Málaga.

Neste caso, um único dedo faria uma parte da tarefa, enquanto os demais fariam a medição.

Mas a equipe também já está pensando em outros usos para tirar proveito da capacidade de adaptação ao objeto, com a mão robótica podendo ao mesmo tempo segurar e manipular o objeto.

Segundo eles, essas características o tornam ideal para a movimentação de produtos hortifrutícolas ou em aplicações industriais, como a instalação de tubulações.

O próximo passo da pesquisa será justamente montar a mão robótica em uma estrutura que permita testá-la em ambientes de produção.

Bibliografia:

Artigo: Adaptive Underactuated Finger With Active Rolling Surface
Autores: J. M. Gómez-de-Gabriel, H. A. Wurdemann
Revista: IEEE Robotics and Automation Letters
Vol.: 6, no. 4, pp. 8253-8260
DOI: 10.1109/LRA.2021.3105729
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Processos Industriais
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos