Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

RobotC: linguagem de programação para robôs chega à versão 2.0

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2010

RobotC: linguagem de programação para robôs chega à versão 2.0
Um programa desenvolvido para um robô projetado em uma plataforma pode ser facilmente adaptado para outro robô, construído em outra plataforma.
[Imagem: Divulgação]

A Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, anunciou a disponibilização da RobotC 2.0, uma linguagem de programação voltada especificamente para o desenvolvimento de aplicativos para o controle de robôs.

Robôs educativos

Desde o início, a linguagem foi desenvolvida para dar suporte ao uso educativo da robótica.

A versão 2.0 representa um salto qualitativo em relação à RobotC original, incluindo um conjunto de ferramentas de treinamento, que a torna adequada para o uso por estudantes iniciantes, mas também um debugger interativo em tempo real, que a torna adequada para uso bem mais sério.

C para robôs

A RobotC, como seu nome denota, é uma implementação da tradicional linguagem C.

Agora ela conta também com um ambiente integrado de programação, que a aproxima das linguagens de "programação visual" disponíveis no mercado.

O debugger, também integrado, pode operar com conexões tradicionais ou sem fios (Bluetooth e Wi-Fi), garantindo um acompanhamento em tempo real da execução de cada instrução no robô no qual o programa estiver sendo testado.

A linguagem RobotC oferece suporte para as plataformas robóticas utilizadas em escolas e em competições, como a FIRST. Ela é também a única linguagem de programação que funciona para os sistemas LEGO Mindstorms RCX e NXT, assim como com Cortex e Innovation First VEX.

Robôs de alta velocidade

A grande vantagem do suporte a vários sistemas é que um programa desenvolvido para um robô projetado em uma plataforma pode ser facilmente adaptado para outro robô, construído em outra plataforma.

Mas há também a vantagem da velocidade. Um programa em RobotC 2.0 é mais rápido do que qualquer outra linguagem de programação para robôs. No LEGO NXT, por exemplo, um programa em RobotC roda 50 vezes mais rápido do que o próprio sistema proprietário fornecido pela LEGO.

Mais informações sobre a linguagem RobotC, que não é gratuita, podem ser obtidas no site www.robotc.net.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Robôs
  • Simuladores
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos