Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Roupa com tecido reflexivo resfria até 5 ºC sem gastar energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/07/2021

09-07 Roupa com tecido reflexivo resfria até 5 ºC sem gastar energia
O tecido foi testado em várias situações e comparado com roupas comuns de algodão.
[Imagem: Shaoning Zeng et al. - 10.1126/science.abi5484]

Roupa que refrigera

Nosso mundo em rápido aquecimento está criando uma demanda por novos tecidos inovadores, que ajudem a resfriar as pessoas sem depender de eletricidade ou baterias.

O conceito por trás disso é o resfriamento radiativo, uma espécie de refrigeração passiva que manda o calor para o espaço ao gerar comprimentos de onda infravermelhos para os quais a atmosfera terrestre é transparente.

Vários tipos de têxteis de resfriamento radiativo têm-se mostrado capazes de melhorar a transferência de calor entre a pele e o ambiente, mostrando que esta é uma forma promissora de gerenciamento térmico pessoal.

No entanto, esses materiais em escala de laboratório ainda carecem de durabilidade ou são difíceis de produzir em escala industrial, o que é necessário para que eles cheguem ao mercado.

Shaoning Zeng, da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, na China, acredita ter encontrado uma solução para esse problema criando uma espécie de "manto de invisibilidade para o calor".

09-07 Roupa com tecido reflexivo resfria até 5 ºC sem gastar energia
Mesmo sendo multicamada, o metatecido pode ser fabricado por processos industriais.
[Imagem: Shaoning Zeng et al. - 10.1126/science.abi5484]

Metatecido

Usando o princípio dos metamateriais, Zeng criou um "metatecido", um tecido multicamada que mescla camadas de ácido polilático, óxido de titânio laminado e uma camada de politetrafluoroetileno.

Essa combinação criou um tecido com uma funcionalidade de resfriamento radiativo passivo excepcional, além de apresentar excelentes propriedades mecânicas, como durabilidade, impermeabilidade e respirabilidade.

De acordo com a equipe, o tecido pode fornecer alta emissividade térmica (94,5%) e alta refletividade (92,4%) no espectro solar.

Além do mais, o metatecido pode ser fabricado de maneira fácil e econômica por meio dos processos de fabricação industrial tradicionais.

Para demonstrar a aplicação prática do material, Zeng fez uma série de testes, um dos quais mostrou que o corpo humano coberto pelo metatecido pode ser resfriado passivamente cerca de 4,8 ºC abaixo da temperatura obtida com o corpo coberto por um tecido de algodão branco.

Bibliografia:

Artigo: Hierarchical-morphology metafabric for scalable passive daytime radiative cooling
Autores: Shaoning Zeng, Sijie Pian, Minyu Su, Zhuning Wang, Maoqi Wu, Xinhang Liu, Mingyue Chen, Yuanzhuo Xiang, Jiawei Wu, Manni Zhang, Qingqing Cen, Yuwei Tang, Xianheng Zhou, Zhiheng Huang, Rui Wang, Alitenai Tunuhe, Xiyu Sun, Zhigang Xia, Mingwei Tian, Min Chen, Xiao Ma, Lvyun Yang, Jun Zhou, Huamin Zhou, Qing Yang, Xin Li, Yaoguang Ma, Guangming Tao
Revista: Science
DOI: 10.1126/science.abi5484
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecidos
  • Refrigeração
  • Metamateriais
  • Fotônica

Mais tópicos