Meio ambiente

Seis dos nove Limites da Terra foram ultrapassados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2023

Seis dos nove limites planetários já foram excedidos
Apenas três dos limites da Terra ainda não foram ultrapassados.
[Imagem: Azote for Stockholm Resilience Centre (Richardson et al 2023)]

Limites Planetários

Uma abordagem para o estudo do sistema planetário terrestre, conhecido como "Limites Planetários", atualizou seus dados e não trouxe boas notícias: Seis dos nove limites já foram transgredidos.

A conclusão da equipe é que as atividades humanas têm cada vez mais impacto no planeta e, assim, aumentam os riscos de desencadear mudanças dramáticas nas condições gerais da Terra.

A interação entre a vida e o clima controlou as condições ambientais globais na Terra por bilhões de anos. A introdução das atividades humanas - por exemplo, a substituição da natureza por outras utilizações do solo, a alteração da quantidade de água nos rios e no solo, a introdução de produtos químicos sintéticos no ambiente e a emissão de gases com efeito estufa para a atmosfera - passou a influenciar essas interações, alterando-as de modo muito rápido.

As nove "fronteiras planetárias" representam componentes do ambiente global que regulam a estabilidade e a habitabilidade do planeta para as pessoas, e o grau de violação desses limites seguros é determinado pelas atividades humanas que impactam cada um dos componentes.

Essa abordagem de limites planetários aplica a compreensão científica mais recente sobre o funcionamento do sistema Terra para tentar identificar um "espaço operacional seguro" para a humanidade, propondo limites para a medida em que as atividades humanas podem ter impacto em processos críticos sem risco de potencialmente desencadear mudanças irreversíveis nas condições da Terra.

Os nove limites que mostram o nível a habitabilidade da Terra para os humanos são:

1. integridade da biosfera
  2. mudanças climáticas
  3. mudanças na água doce
  4. acidificação dos oceanos
  5. destruição da camada de ozônio estratosférico
  6. carga de aerossóis atmosféricos
  7. mudanças no sistema terrestre
  8. introdução de novas entidades, como produtos químicos sintéticos e resíduos nucleares
  9. fluxos biogeoquímicos, como o movimento de nitrogênio através de ciclos de elementos globais

Seis dos nove limites planetários já foram excedidos
Os limites planetários ao longo do tempo.
[Imagem: Azote for Stockholm Resilience Centre (Richardson et al 2023)]

Além dos limites do planeta

Esta é a primeira vez que os cientistas conseguiram compilar métricas para todos os nove limites.

A transgressão está aumentando em todos os nove, sendo que seis deles foram transgredidos. Aqueles que ainda mantêm a integridade são a camada estratosférica de ozônio; a acidificação dos oceanos, que se aproxima da condição limite; e a carga de aerossol atmosférico, embora o limite já tenha sido violado em algumas regiões.

A principal conclusão dos cientistas é que a preocupação com a preservação do planeta não pode se limitar às mudanças climáticas causadas pelo homem. "Depois das alterações climáticas, a integridade da biosfera é o segundo pilar da estabilidade do nosso planeta. A nossa investigação mostra que a mitigação do aquecimento global e a preservação de uma biosfera funcional para o futuro têm de andar de mãos dadas," disse Wolfgang Lucht, membro da equipe.

A seguir, a equipe coloca o foco no uso de biomassa como alternativa ao carvão, petróleo e gás. A biomassa é o produto da fotossíntese, processo pelo qual as plantas convertem a energia do Sol em energia que pode ser utilizada por outros organismos vivos e, assim, fornece a energia que sustenta a biodiversidade.

"O nosso estudo mostra que os humanos estão se apropriando do equivalente a cerca de 30% da energia que estava disponível para sustentar a biodiversidade antes da Revolução Industrial," disse Katherine Richardson, que liderou o estudo. "Certamente, a remoção de grande parte da energia que de outra forma estaria disponível para a natureza deve ser um fator de perda de biodiversidade. Portanto, propomos a adoção da Apropriação Humana da Produção Primária Líquida (HANPP), ou seja, o uso de biomassa, como uma das duas métricas ao avaliar os impactos humanos na biodiversidade."

Artigo: Earth beyond six of nine Planetary Boundaries