Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Serviço online permite que cegos naveguem na Internet de qualquer computador

Hannah Hickey - 09/07/2008

Serviço online permite que cegos naveguem na Internet de qualquer computador

As visões do futuro da tecnologia não envolvem estar amarrado a um único computador de mesa. As pessoas se movem dos computadores de casa para os computadores do trabalho e se utilizam de dispositivos móveis; quiosques públicos já aparecem nas bibliotecas, escolas e hotéis; e cada vez mais as pessoas armazenam tudo na Web, dos e-mails às suas planilhas eletrônicas.

Mas, para milhões de pessoas que são cegas ou deficientes visuais, a utilização dos computadores tem exigido até agora programas especiais de leitura da tela, que tipicamente estão instalados apenas nas suas próprias máquinas.

WebAnywhere

Agora, um novo programa, chamado WebAnywhere, permite que os cegos e deficientes visuais surfem na Internet com total mobilidade. A ferramenta, desenvolvida na Universidade de Washington, Estados Unidos, transforma a leitura das telas em um serviço da Internet, que lê os textos da Web em voz alta em qualquer computador dotado de alto-falantes ou de um fone de ouvidos.

"Isto é para situações onde alguém que é cego não pode usar seu próprio computador mas precisa acessar a Internet. No museu, na biblioteca, em um quiosque público, na casa de um amigo, no aeroporto," enumera Richard Ladner, que orientou seu aluno Jeffrey Bigham na construção do programa, que é gratuito (ver link abaixo).

Ferramenta de acessibilidade

Já existem diversos leitores de tela gratuitos, assim como sofisticados programas comerciais. Mas todos devem ser instalados na máquina antes de serem utilizados. Esta é a primeira ferramenta de acessibilidade baseada na Web, significando que ela não precisa ser baixada para o computador. O programa processa o texto em um servidor externo e envia o arquivo de áudio para tocar no navegador do usuário.

"Você não precisa instalar um novo programa. Assim, mesmo se você for a um computador totalmente travado, em uma biblioteca, por exemplo, você ainda poderá utilizá-lo," diz Bigham.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Saúde e Reabilitação
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação

Mais tópicos