Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Simulador de acidentes aumentará segurança na Fórmula 1 e Fórmula Indy

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2008

Simulador de acidentes aumentará segurança na Fórmula 1 e Fórmula Indy

Simuladores que ensinam a dirigir automóveis e pilotar aviões estão ao alcance de qualquer um. Até um simulador para ensinar adolescentes a dirigir está disponível gratuitamente na internet.

Segurança dos pilotos

E o que acontece quando acontece um acidente? É só apertar o botão de reiniciar e começar tudo de novo, certo? Esta não é uma boa resposta quando o assunto é prever justamente o que acontecerá ao piloto quando alguma coisa der errado. E os simuladores atuais não dão nenhuma informação quando o assunto é segurança.

Tentando prever o que acontecerá a um piloto de corridas no caso de um acidente, a Toyota e a Federação Internacional de Automobilismo juntaram as tecnologias que ambas haviam desenvolvido individualmente, criando o mais preciso simulador de acidentes já desenvolvido.

Simulador de acidentes

O simulador virtual de acidentes recria acidentes em alta velocidade e calcula todo o impacto sobre a fisiologia humana. Utilizando um sistema chamado THUMS ("Total Human Model Safety" - modelo de segurança humana total), o programa permite que os médicos avaliem todos os tipos de ferimentos causados ao piloto, o que seria praticamente impossível de se medir utilizando os tradicionais bonecos (dummies) utilizados em crash tests.

Um dos principais objetivos do estudo é projetar melhores assentos para os carros, principalmente para resistir a impactos traseiros, o tipo mais comum de acidente que acontece durante as corridas de Fórmula 1 e Fórmula Indy.

Os engenheiros querem descobrir a melhor forma de proteger a coluna vertebral dos pilotos, que são submetidos a uma grande combinação de forças-G durante um acidente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Prevenção e Segurança

Mais tópicos