Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lançado sistema de votação pela Internet criptografado, seguro e verificável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2009

Lançado sistema de votação pela Internet criptografado, seguro e verificável
Primeiro sistema de eleição segura pela Internet poderá permitir eleições realmente transparentes, onde cada eleitor pode verificar se seu voto foi contado corretamente.
[Imagem: Helios Voting]

Votação pela internet

Cientistas da computação anunciaram o desenvolvimento do primeiro software de votação pela internet totalmente seguro e que permite que o usuário verifique se seu voto foi corretamente computado.

O programa, chamado Helios, foi testado durante a eleição para reitor da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, onde o sistema foi desenvolvido, com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Eleição de auditoria aberta

"O Helios permite que qualquer participante verifique se seu voto foi capturado corretamente, e que qualquer observador verifique se todos os votos foram contados corretamente," explica Ben Adida, idealizador do programa.

"Nós o chamamos de eleição de auditoria aberta porque o processo completo de auditagem agora está disponível para qualquer observador. Esse enfoque revolucionário para eleições tem sido descrito na literatura há mais de 25 anos, mas esta é a primeira eleição de auditoria aberta no mundo real," diz Adida.

O sistema de votação pela internet foi disponibilizado como software livre (open-source) e pode ser baixado gratuitamente.

Criptografia de chave homomórfica

A chave para a segurança do sistema está em avançadas técnicas de criptografia que mantêm o sigilo do voto ao mesmo tempo que fornecem uma prova matemática de que cada voto foi contado corretamente.

A técnica é chamada de criptografia de chave homomórfica, um método onde uma chave pública é usada para criptografar uma mensagem - neste caso, um voto. As mensagens podem ser combinadas sob uma camada de criptografia - neste caso, a contagem dos votos. E, finalmente, são necessárias múltiplas chaves públicas independentes para decriptar a mensagem - neste caso, a contagem final dos votos e o resultado da eleição.

Funcionamento da eleição pela Internet

O sistema de eleição segura pela Internet funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro, cada eleitor recebe um número de rastreamento para seu voto e o voto é criptografado com a chave pública da eleição antes de deixar o navegador do usuário;
  2. de posse do número de rastreamento, o eleitor pode verificar se seu voto foi corretamente capturado pelo sistema de votação, que publica uma lista de todos os números corretamente capturados antes da totalização dos votos;
  3. e, finalmente, o eleitor, ou qualquer observador, pode verificar se aqueles números de rastreamento (os votos criptografados) foram contados corretamente.

O resultado da eleição contém uma prova matemática da contagem que não pode ser forjada nem mesmo com o uso de poderosos supercomputadores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Criptografia
  • Software e Programação
  • Computação Quântica

Mais tópicos