Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Software que ajuda Stephen Hawking a falar agora é livre

Com informações da BBC - 22/08/2015


Tecnologia assistiva

O código do software que possibilita ao físico Stephen Hawking falar através de um computador foi aberto ao público na internet por sua criadora, a Intel.

O programa, que agora também pode ser baixado gratuitamente e alterado como qualquer software livre, interpreta sinais visuais e os traduz em palavras, que são então "faladas" por uma voz sintetizada.

A Intel desenvolveu o programa especialmente para Hawking, mas hoje ele já é usado por outros afetados por doenças do neurônio motor (que afetam as células que controlam a atividade muscular).

A Intel espera que o programa, que roda no Microsoft Windows 7 e versões superiores, possa ser aperfeiçoado por pesquisadores que desenvolvem novas interfaces para pessoas que sofrem de doenças como a ELA (esclerose lateral amiotrófica), que afeta a Hawking.

O programa e o código-fonte completo foram publicados no site de compartilhamento de programação GitHub - o nome do programa é ACAT - Assistive Context-Aware Toolkit, ferramentas de auxílio sensíveis ao contexto, em tradução livre.

Acelerômetro

A Intel afirma que o software pode executar outras funções além de enviar textos para um sintetizador de fala.

"Temos menus para acessar diferentes partes do computador," disse Lama Nachman, engenheira-chefe do projeto. "Se você quer usar o Word, navegar na internet e falar... você pode usar o ACAT para isso."

Ela acrescentou que a equipe testou diversos sensores, e que esperam que os desenvolvedores tentem outras opções adequadas às necessidades e habilidades de cada paciente: "Também temos um sensor [de movimento] chamado acelerômetro para pacientes que conseguem usar apenas o dedo, e um sistema de botão para quem consegue apertar botões."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs

Mais tópicos