Espaço

Sonda da NASA fotografa cratera feita pelo homem em cometa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/02/2011

Sonda StarDust fotografa cratera feita pelo homem em cometa
Este par de imagens mostra a comparação entre a mesma área do cometa Tempel 1, antes e depois de ele ser atingido pelo projétil da sonda Impacto Profundo.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech/Maryland/Cornell]

Sonda excêntrica

A NASA finalmente liberou as imagens feitas pela sonda espacial StarDust do cometa Tempel 1.

Um problema de software da sonda estragou a festa preparada para uma divulgação cinematográfica do evento, forçando o adiamento da coletiva de imprensa que a agência espacial prepara para essas ocasiões.

As imagens deveriam ter sido transmitidas de volta à Terra seguindo sua "ordem de impacto" - as mais próximas e de maior resolução primeiro.

Mas a velha e boa StarDust se recusou a obedecer e transmitiu as imagens pacientemente - cada foto leva 15 minutos para ser baixada - na exata ordem em que elas foram tiradas.

Cratera feita pelo homem

A espera, contudo, valeu a pena.

Os cientistas conseguiram identificar a cratera criada no cometa por outra sonda, a Impacto Profundo, em 2005.

A StarDust capturou 72 imagens do Tempel 1, sendo 54 imagens científicas de alta resolução - bem superior à versão mostrada acima.

As imagens também mostraram mais alterações no cometa do que se esperava encontrar desde que ele foi fotografado em 2005 - ele mal completou uma órbita ao redor do Sol desde então.

Por exemplo, um conjunto de três crateras mesclou-se e transformou-se em um buraco único. As bordas de áreas maiores também mostram encolhimento ou modificações.

Todas as conclusões sobre as novas observações levarão algum tempo, e a expectativa é que os artigos científicos descrevendo as descobertas demorem alguns meses para serem publicados.

Veja todos os detalhes das duas missões da StarDust na reportagem abaixo: