Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Substância extremamente reativa pode se formar na atmosfera terrestre

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2022

Substância extremamente reativa pode se formar na atmosfera terrestre
ROO + OH = ROOOH (os átomos de oxigênio aparecem em vermelho).
[Imagem: University of Copenhagen]

Trióxidos

Uma classe inteiramente nova de compostos químicos super-reativos pode de fato estar presente na atmosfera terrestre, eventualmente sintetizada naturalmente, sob condições ambientais normais.

Os pesquisadores documentaram em laboratório, sob condições ambiente, a formação dos chamados trióxidos, compostos químicos altamente oxidantes. Por serem tão reativos, é provável que eles entrem rapidamente em reação com outros compostos.

Havia muita especulação sobre se os trióxidos poderiam se formar livremente na atmosfera, mas este foi o primeiro experimento a demonstrar que isso é possível.

Agora será necessário estudar se eles aparecem mesmo livres na atmosfera, em que concentração, sua distribuição e se, eventualmente, eles podem causar danos à saúde humana ou ao ambiente.

Oxidantes

Quando compostos químicos são oxidados na atmosfera, eles geralmente reagem com radicais hidroxila (OH), formando um novo radical. Quando esse radical reage com o oxigênio, forma-se um terceiro radical chamado peróxido (ROO).

Todos os peróxidos têm dois átomos de oxigênio ligados um ao outro, tornando-os altamente reativos e muitas vezes inflamáveis e até explosivos - a reação com o oxigênio é conhecida como reação de oxidação, que pode envolver desde a ferrugem de um metal até o fogo. Mas os peróxidos são encontrados no ar que nos cerca, e nunca foram causa de preocupação nessas concentrações ambientais.

O que os pesquisadores sintetizaram agora em condições atmosféricas são trióxidos - mais especificamente, hidrotrióxidos -, ainda mais reativos do que os peróxidos porque possuem três átomos de oxigênio disponíveis para reação.

Eles surgem quando um peróxido (ROO) reage com outro radical OH, formando os hidrotrióxidos (ROOOH).

"Os tipos de compostos que descobrimos são únicos em sua estrutura. E, por serem extremamente oxidantes, provavelmente trazem uma série de efeitos que ainda temos que descobrir," disse o professor Henrik Kjaergaard, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Substância extremamente reativa pode se formar na atmosfera terrestre
Os hidrotrióxidos foram formados durante a oxidação de hidrocarbonos em laboratório, em condições equivalentes à da atmosfera terrestre.
[Imagem: Tilo Arnhold/TROPOS]

Hidrotrióxidos

Os hidrotrióxidos (ROOOH) podem ser formados durante a decomposição atmosférica de várias substâncias conhecidas e amplamente emitidas, incluindo isopreno e sulfeto de dimetila.

O fato de serem tão reativos, porém, faz com que sua vida útil como compostos livres na atmosfera - se eles realmente existirem livres - varie de poucos minutos a no máximo algumas horas, o que reduz as preocupações com sua interação direta com o ser humano, a não ser que alguma condição ainda não conhecida possa gerá-los em altas concentrações em um ponto.

"Eles provavelmente entrarão nos aerossóis, onde formarão novos compostos com novos efeitos. É fácil imaginar que novas substâncias são formadas nos aerossóis que são prejudiciais se inaladas. Mas são necessárias mais investigações para abordar esses potenciais efeitos à saúde," disse Kjaergaard.

Embora os aerossóis também tenham impacto no clima, eles são uma das coisas mais difíceis de descrever nos modelos climáticos. E, de acordo com os pesquisadores, há uma alta probabilidade de que os hidrotrióxidos afetem quantos aerossóis são produzidos.

Bibliografia:

Artigo: Hydrotrioxide (ROOOH) formation in the atmosphere
Autores: Torsten Berndt, Jing Chen, Eva R. Kjaergaard, Kristian H. Moller, Andreas Tilgner, Erik H. Hoffmann, Hartmut Herrmann, John D. Crounse, Paul O. Wennberg, Henrik G. Kjaergaard
Revista: Science
DOI: 10.1126/science.abn6012
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Indústria Química
  • Biocombustíveis

Mais tópicos