Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Supercondutor de carbono é criado com laser

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2016

Supercondutor de alta temperatura criado com laser
Fulerenos, ou carbono C-60, são normalmente isolantes, mas tornaram-se supercondutores com uma pitada de potássio (K3C60) e a energia de um laser.
[Imagem: J.M. Harms/MPI]

A frieza dos supercondutores

Supercondutores são materiais que conduzem eletricidade sem perda de energia, o que permite produzir campos magnéticos muito fortes.

Por isso eles são usados em equipamentos médicos, circuitos eletrônicos ultrarrápidos e em trens de levitação magnética, que usam ímãs supercondutores para fazer o trem flutuar acima dos trilhos, eliminando o atrito.

Esses materiais só não revolucionam quase toda a base industrial, sobretudo no setor de energia, porque eles só funcionam em temperaturas muito baixas, o que exige nitrogênio ou hélio líquidos para mantê-los na temperatura ideal, sem a qual eles perdem a supercondutividade.

Supercondutor feito com laser

Agora, pesquisadores descobriram uma maneira de fazer com que materiais se tornem supercondutores - por breves períodos - em temperaturas mais altas usando um laser, ou seja, um supercondutividade fotoinduzida.

Além do fato de serem materiais muito mais baratos do que as complexas cerâmicas que formam os supercondutores atuais, o que chama a atenção é a técnica usada para transformar um material que é normalmente isolante em um material que conduz eletricidade sem qualquer resistência.

Matteo Mitrano, do Instituto Max Planck, na Alemanha, simplesmente disparou um laser em um arranjo de fulerenos C60 - também conhecidos como buckyballs - "dopados" com átomos de potássio.

O material que se formou torna-se supercondutor a -170º C, o que é bem quente para supercondutores. E a equipe está de olho na temperatura ambiente.

Supercondutores a temperatura ambiente

A descoberta é um desdobramento de um efeito identificado pela mesma equipe em 2013, mas trabalhando com laser disparado sobre cupratos, cerâmicas tipicamente complexas - os fulerenos são muito mais simples, o que eventualmente poderá ajudar a compor uma teoria melhor para a supercondutividade, que anda carente de explicações.

"Nossa pesquisa mostrou que podemos usar lasers para tornar um material supercondutor a temperaturas muito mais elevadas do que ele seria naturalmente. Tendo dado este primeiro passo, meus colegas e eu vamos tentar encontrar outros supercondutores que possam ser forçados a funcionar a temperaturas ainda mais elevadas, possivelmente até mesmo à temperatura ambiente.

"Embora seja um pequeno pedaço de um grande quebra-cabeça, nossos resultados fornecem uma nova rota para a fabricar e controlar a supercondutividade que pode ajudar a estimular futuras inovações," disse o professor Stephen Clark, da Universidade de Bath, membro da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Possible light-induced superconductivity in K3C60 at high temperature
Autores: Matteo Mitrano, A. Cantaluppi, D. Nicoletti, S. Kaiser, A. Perucchi, S. Lupi, P. Di Pietro, D. Pontiroli, M. Riccò, S. R. Clark, D. Jaksch, A. Cavalleri
Revista: Nature Physics
Vol.: 530, 461-464
DOI: 10.1038/nature16522
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Supercondutores
  • Magnetismo
  • Grafeno
  • Raios Laser

Mais tópicos