Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Tecido que escuta ouve até seus batimentos cardíacos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2022

Tecido que escuta ouve até seus batimentos cardíacos
A fibra pode ser fabricada em cores variadas, mesclando-se às roupas - aqui a intenção era destacar a fibra no tecido.
[Imagem: Wei Yan et al. - 10.1038/s41586-022-04476-9]

Tecido que escuta

Pessoas com problemas de audição logo poderão contar com uma nova tecnologia não-invasiva e que pode ser usada sem ninguém notar.

Wei Yan e seus colegas do MIT (EUA) e da Universidade Tecnológica de Nanyang (Cingapura) criaram um "tecido acústico", uma espécie de malha cujos fios funcionam como microfones.

Depois que o tecido capta o som, ele pode ser convertido em impulsos elétricos, que podem então ser usados para alimentar um implante que permitirá que a pessoa ouça.

Na verdade, todos os tecidos das nossas roupas vibram em resposta aos sons audíveis, só que essas vibrações têm comprimentos de onda na escala dos nanômetros, muito pequenas para serem percebidas normalmente.

Para capturar esses sinais imperceptíveis, Yan criou uma fibra flexível que, quando incorporada em um tecido, se dobra com o tecido como algas marinhas na superfície do oceano.

A diferença é que a fibra é produzida com materiais piezoelétricos, materiais que produzem eletricidade quando são dobrados ou deformados mecanicamente - e vice-versa. Desta forma, o tecido converte diretamente as vibrações sonoras em sinais elétricos.

Tecido que escuta ouve até seus batimentos cardíacos
Protótipos de tecidos que escutam testados pelos pesquisadores.
[Imagem: Wei Yan et al. - 10.1038/s41586-022-04476-9]

Ouvir ou falar

Os protótipos mostraram-se capazes de capturar sons em uma ampla gama de decibéis, do som de fundo em uma biblioteca silenciosa até o tráfego rodoviário pesado, além de determinar a direção precisa de sons repentinos, como palmas. Quando foi usado no forro de uma camisa, o tecido conseguiu detectar até mesmo os batimentos cardíacos de um usuário.

Como o funcionamento das fibras piezoelétricas é simétrico, elas também podem ser utilizadas para gerar som, como uma gravação de palavras faladas, que outro tecido pode detectar.

"Usando uma vestimenta acústica, você pode falar através dela para atender telefonemas e se comunicar com outras pessoas," disse Yan. "Além disso, este tecido pode interagir de forma imperceptível com a pele humana, permitindo que os usuários monitorem suas condições cardíacas e respiratórias de maneira confortável, contínua, em tempo real e de longo prazo."

Bibliografia:

Artigo: Single fiber enables acoustic fabrics via nanometer scale vibrations
Autores: Wei Yan, Grace Noel, Gabriel Loke, Elizabeth Meiklejohn, Tural Khudiyev, Juliette Marion, Guanchun Rui, Jinuan Lin, Juliana Cherston, Atharva Sahasrabudhe, Joao Wilbert, Irmandy Wicaksono, Reed W. Hoyt, Anais Missakian, Lei Zhu, Chu Ma, John Joannopoulos, Yoel Fink
Revista: Nature
DOI: 10.1038/s41586-022-04476-9
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tecidos
  • Sensores
  • Compósitos
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos