Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Tecnologias de eficiência em que todos ganham? Pode ser uma falácia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/01/2024

Tecnologias com eficiência de insumos podem não ser tão eficientes
O cenário "ganha-ganha" projetado pelos cientistas revelou-se uma realidade "perde-perde".
[Imagem: Francisco Alpizar et al. - 10.1086/725700]

Paradoxo da eficiência

Para fazer face à escassez de recursos naturais, à poluição e a outros efeitos nocivos das alterações climáticas, ambientalistas, cientistas e decisores políticos têm enfatizado a necessidade da adoção de tecnologias eficientes em termos de fatores de produção, como dispositivos que economizam água e fogões que poupam combustível.

Os proponentes referem-se frequentemente a essas tecnologias eficientes em termos de insumos como "ganha-ganha", pelos benefícios para os seus utilizadores e para o ambiente, e lamentam as suas baixas taxas de adoção pelos consumidores, no que chamam de "paradoxo da eficiência".

Uma equipe dos EUA e dos Países Baixos decidiu examinar este paradoxo usando um caso concreto de adoção de uma tecnologia desse tipo e chegou a uma conclusão inesperada: Os benefícios para os consumidores da adoção da eficiência dos insumos são, em média, negativos - ou seja, não existe nenhum paradoxo da eficiência porque, na prática, não há ganho econômico para os consumidores e nem mesmo de eficiência em termos de cada residência específica.

Economia de água inexistente

A maior parte dos dados relativos ao paradoxo da eficiência tem sido retirada do contexto da eficiência energética. Mas Francisco Alpizar e seus colegas resolveram fazer diferente e, em vez disso, usaram um ensaio clínico randomizado de adoção de tecnologia com eficiência hídrica. O ensaio foi feito na Costa Rica, onde a sobre-exploração dos aquíferos públicos é uma preocupação premente. Quase 900 famílias, de um grupo de mais de 1.300 famílias, foram selecionadas aleatoriamente para receber chuveiros e arejadores de torneira com eficiência hídrica.

Os proponentes da medida previram uma redução média no uso de água de cerca de 30%. Contudo, ao final do ensaio, a redução real no ensaio foi de apenas cerca de 9%.

Segundo os pesquisadores, essa lacuna entre a previsão e a realidade resultou de um conjunto de falhas nas suposições comportamentais e de engenharia. Por exemplo, os engenheiros assumiram que os agregados familiares não mudam seus comportamentos após a adoção da tecnologia, enquanto os dados do inquérito indicam que as famílias frequentemente deixam a água correndo durante mais tempo para compensar a menor vazão dos dispositivos economizadores de água.

Quando os autores avaliaram como as famílias participantes valorizam a economia de água, que são incertas e realizadas ao longo de muitos anos, e compararam este valor com o custo inicial de aquisição das tecnologias, eles viram que, para o utilizador médio, os benefícios líquidos dessas tecnologias com eficiência de insumos são negativas - ou seja, há perdas econômicas, e não ganhos.

Tecnologias com eficiência de insumos podem não ser tão eficientes
As famílias simplesmente passaram a gastar mais para compensar a sensação de limitação dos recursos.
[Imagem: Francisco Alpizar et al. - 10.1086/725700]

Situação perde-perde

A inexistência do tal paradoxo da eficiência - em outras palavras, a ausência de um resultado vantajoso para todos, para o meio ambiente e para as pessoas - significa que simplesmente fazer um melhor trabalho de informação aos consumidores sobre as vantagens dos dispositivos eficientes em termos de fatores de produção não será uma estratégia eficaz para minimizar a escassez de recursos ou a adaptação às mudanças climáticas.

Os pesquisadores sugerem que "a desinformação do consumidor pode não ser o principal motivador das baixas taxas de adoção" das tecnologias de ganho em eficiência. Pelo contrário, o principal impulsionador são simplesmente as poupanças modestas provenientes dessas tecnologias, combinadas com a incerteza e a natureza retardada dessas poupanças. "Em resumo, as alegações de um resultado 'ganha-ganha' associado à adoção de tecnologias eficientes em termos de insumos no nosso contexto de estudo não são apoiadas pelos dados," concluíram eles.

Ou seja, o campo de pesquisas continua em aberto para a busca de outras soluções para resolver a escassez de água e mitigar os efeitos das mudanças climáticas em termos de ações das famílias.

Bibliografia:

Artigo: Input Efficiency as a Solution to Externalities and Resource Scarcity: A Randomized Controlled Trial
Autores: Francisco Alpizar, María Bernedo Del Carpio, Paul J. Ferraro
Revista: Journal of the Association of Environmental and Resource Economists
DOI: 10.1086/725700
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos